UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA MOTIVAR O APRENDIZADO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Aluno(a): Renato Cardoso Aguiar
Orientadores: Marcos Antonio Silva e
Leonardo Trotta
Data de defesa: 21/09/2023
Descrição:
Esta dissertação tem como objetivo propor uma estratégia didática para motivar o aprendizado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu, formação que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, porém, é comum enfrentar desafios relacionados ao incentivo nessa etapa de ensino.O estímulo é fator essencial para o sucesso acadêmico, e a busca por estratégias que possam aumentá-lo, tem sido um foco de pesquisa em educação há muitos anos. Esta dissertação discute a utilização de Estudo de Caso como estratégia didática para a motivação dos alunos de pós-graduação. Uma estratégia que tem se mostrado promissora como ferramenta didática.Os Estudos de Caso são relatos detalhados de situações reais, que podem ser usados para ilustrar conceitos e teorias de forma mais concreta e envolvente. Eles também podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.São discutidos os resultados esperados dessa estratégia e os desafios potenciais durante sua implementação. A pesquisa contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas na Pós-Graduação, fornecendo subsídios teóricos e práticos para os professores que desejam promover um ambiente de aprendizagem motivador e de qualidade nessa etapa do ensino.Os resultados deste estudo sugerem que o Estudo de Caso possa ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação dos alunos de pós-graduação. O Estudo de Caso pode ajudar os alunos a se envolverem mais com o conteúdo, a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, e a se sentirem mais preparados para aplicar o que aprenderam em suas práticas profissionais.