UTILIZAÇÃO DE PLACA DE PROTOTIPAÇÃO ELETRÔNICA PARA O ENSINO TECNOLÓGICO DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Aluno: Rodrigo José Penha Martins
Orientadores: Antônio Carlos de Abreu Mól e Ana Paula Legey de Siqueira
Descrição: Atuando com docência, nos cursos Superiores de Tecnologia da Informação (TI), há mais de vinte anos, o autor observou a necessidade de melhoria nas bases conceituais e melhor estímulo aos estudantes, uma vez que muitos se mantinham com baixo rendimento e desmotivação. Isso se deve a abstração de muitas disciplinas da graduação, que ainda dependem diretamente de conceitos de base, parte das Ciências Exatas desenvolvidos na Educação Básica, como os conhecimentos matemáticos e lógicos para seu desenvolvimento. Diante deste problema, a presente pesquisa apresenta uma Sequência Didática (SD) que utiliza uma ferramenta digital conhecida como Arduíno, que possui uma estrutura que permite a comparação em vários aspectos com um Computador, atendendo às necessidades específicas da disciplina de forma prática, buscando motivar e desenvolver um ambiente desafiador, que vem sendo utilizado com sucesso por vários autores. A Sequência Didática trata alguns dos conteúdos da Disciplina Arquitetura e Organização de Computadores, onde foi criado um Kit de componentes, e uma série de etapas que permitem experimentar na prática parte destes conceitos. O experimento foi aplicado e se mostrou positivo, motivando e engajando os estudantes, facilitando o aprendizado e resultando em um melhor aproveitamento intelectual e conceitual. Foi criado um questionário de pesquisa voltado aos professores de Informática, com o objetivo de validar a SD e aferir adequações. Obteve-se uma validação positiva, podendo ser aplicada em diversos outros cursos de TI, com boa margem para ajustes. Conclui-se, portanto, que a combinação de uma SD com o Kit Arduíno se apresentou como uma ferramenta motivadora e funcional, capaz de resgatar o interesse dos estudantes, com possível melhora em seus resultados acadêmicos.