Utilização de Ferramentas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelo Professor no Ensino Superior
Descrição:Este artigo investiga a relação dos professores com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação e o uso das ferramentas adequadas a serem aplicados em cursos a distância e presenciais, cujo objeto de investigação são as tecnologias da informação e comunicação como ferramenta no processo ensino aprendizagem no ensino a distância e presencial, sempre visando à melhor capacitação profissional do professor e do tutor. Sobre o processo de mediação e aprendizagem, o trabalho está embasado nas análises do uso das tecnologias digitais na utilização por parte dos professores no ensino superior. A metodologia fundamenta-se na pesquisa por meio de formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram problemas enfrentados no conhecimento das ferramentas de TDICs aplicadas na educação superior. Conclui-se que em função das inovações tecnológicas, os professores encontram-se desatualizados, sugerindo-se capacitação mais frequente na área das inovações tecnológicas, dando ao professor o direito de acompanhar as constantes mudanças que acontecem na educação digital, mas também por sua proposta inicial de permanecer como um centro de oferta de cursos a distância na instituição pesquisada. Portanto, essa pesquisa busca uma melhoria contínua dos processos educacionais aliados aos tecnológicos, para contribuir nas sequências pedagógicas e da aprendizagem do discente, docente e instituição de ensino.
Título da dissertação: INTERRAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO: Proporcionando uma aprendizagem significativa, colaborativa e conectada no ensino superior em ciências contábeis.
Aluno(a): Alexander de Araújo Lima
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta
Luciane Medeiros Conrado
