Utilização de Ferramenta de Avaliação do Conhecimento Aplicada ao Ensino à Distância Como Acompanhamento do Processo de Aprendizagem e Indicador de Qualidade do Serviço
Aluno:Leonardo Silva do Nascimento
Orientadores: Prof. Dr. Alessandro Jatobá e Prof. Dr. Victor Gonçalves Glória Freitas
Descrição: O facebook foi criado em ambiente universitário visando a interação e integração dos estudantes, entretanto seu uso mais comum é como rede social sem cunho de troca de informação e participação acadêmica. No presente trabalho, a disciplina Informática em Educação, no Curso de Licenciatura em Pedagogia – UniRio, utiliza essa rede social como principal ambiente interativo, onde são disponibilizados: posts, grupos e chats para interação e avaliação do aluno. A iniciar a disciplina, criou-se o grupo de facebook intitulado: Informática Em Educação 2022-1 – Polo Niterói. Após a adesão dos alunos e apresentação da disciplina, essa plataforma tomou o papel de aplicação e compartilhamento das diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso. Nem todos os alunos possuíam perfil nessa rede social, assim como outras plataformas ou redes sociais. Assim como também não possuíam domínio ou uso constante das redes sociais. As atividades aplicadas durante a disciplina, foram realizadas em sua totalidade por 26 dos 34 alunos matriculados os quais foram aprovados representado 76% de aprovação na disciplina ao final das duas avaliações realizadas. Além das notas atribuídas sobre as atividades realizadas, para avaliar a percepção dos alunos sobre a disciplina e como esta poderia servir nos seus cotidianos como educadores, bem como avaliar como se percebiam enquanto usuários de redes sociais e outras plataformas no que tange domínio e compreensão de ferramentas digitais na educação. A avaliação de
percepção dos alunos foi aplicada no início e no final da disciplina e foi então possível traçar um perfil desse conjunto. Essa avaliação de percepção foi realizada por meio de um formulário google respondido voluntariamente. Dos 26 alunos (vinte e seis), alunos que responderam ao questionário, a maioria (14 = 54%), atua como professor na rede ensino e considerou a disciplina importante no aperfeiçoamento em tecnologias digitais para sua atuação em sala de aula. Apesar das dificuldades enumeradas por eles, o resultado final da avaliação foi positivo, demonstrando superação de deficiências e confiança nos tutores e na interação de
grupo, para dirimir dúvidas e atingir os objetivos propostos. O presente trabalho corrobora a importância das redes sociais no aperfeiçoamento de profissionais de educação e sobretudo a importância do ensino EAD neste contexto. Entretanto, seria importante que houvessem disciplinas ou outras formas de promover uma educação digital mais ampla para os estudantes de EAD, de forma a facilitar a adesão e continuidade de alunos nessa modalidade de ensino.