USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Aluno(a): Marco Aurelio Cerqueira Teixeira
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Luciane Conrado
Data de defesa: 31/05/2023
Descrição:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica com o uso de TIC para melhorar o processo ensino-aprendizagem de Matemática, utilizando uma Sequência Didática (SD) que leva em consideração combinar atividades que considerem conhecimentos de Geometria e Artes Visuais. A intenção da Sequência Didática é contribuir para uma aprendizagem significativa, oferecendo uma experiência diferenciada aos alunos, para aprimorar a compreensão dos mesmos com relação aos temas abordados. A Sequência Didática combina o aprendizado de Geometria e Artes Visuais levando em consideração o uso de recursos tecnológicos como vídeo, música e também com uma exposição virtual com as obras de Wassily Kandinsky, que é considerado o primeiro pintor do ocidente a produzir arte abstrata. A fundamentação teórica apresenta pesquisas que denotam o baixo desempenho dos alunos com relação ao aprendizado de Matemática, as leis e diretrizes educacionais vigentes e a base teórica Matemática que servem como base para a estratégia abordada na atividade proposta na Sequência Didática. A Sequência Didática é aplicada e as observações com relação a aplicação da SD são expostas para demonstrar o resultado que foi alcançado com a sua execução.