Menu fechado

USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AULA DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DIANTE DO DESINTERESSE ESCOLAR


Aluno(a): Alex Nelson Martins Marangoni

Orientadores: André Cotelli e Antônio Carlos Mól

Data de defesa: 27/10/2023

Descrição: 

Esta pesquisa aborda a importância das sequências didáticas baseadas em recursos tecnológicos como forma de atrair a atenção e promover a aprendizagem da Astronomia de forma mais relevante e significativa, combatendo o desinteresse e a falta de motivação que corroboram para o fracasso escolar. O presente estudo foi baseado em um levantamento bibliográfico sobre as causas do desinteresse discente, seguido da análise de diferentes recursos tecnológicos a serem aplicados na criação e desenvolvimento de uma sequência didática para ensino de astronomia, o que acabou gerando como produto desta pesquisa, o e-book intitulado “Astronomia para o nono ano”. Os resultados da revisão indicam que quando bem aplicadas, as sequências didáticas com recursos tecnológicos podem ter um efeito positivo na contextualização da temática, agregando diferentes formas de trabalhar um conteúdo e desenvolver habilidades propostas pelos documentos regulamentadores do currículo para a educação básica. A sequência didática proposta permite a diversificação das atividades e desenvolvimento contínuo das habilidades, tomando como base os conhecimentos prévios dos estudantes, o que potencializa uma aprendizagem mais significativa.

EnglishPortuguês