Menu fechado

Uso de Novas Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: uma contribuição para espaços escolares que acolhem estudantes com distorção idade-série


Aluno: Jorge Leal de Silveira

Orientadores:  Antônio Carlos de Abreu Mól e Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: Esta dissertação busca contribuir para a melhoria na relação entre professor e aluno, principalmente no contexto das barreiras de aprendizagem em um cenário educacional. O estudo atual concentra-se em alguns entraves à aprendizagem geralmente associados à distorção idade/série (estudantes acima da idade), ou seja, a desatenção e a dispersão dos discentes. Este trabalho propõe uma estratégica pedagógica na qual uma sequência didática (SD) é executada através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. A sequência didática proposta está voltada para as aulas de Ciências e seu foco são estudantes do ensino fundamental que apresentam as características mencionadas acima. Um total de 22 professores responderam a um questionário feito nos Formulários Google para avaliar a SD proposta e suas ferramentas. Desses, 36% (8 entrevistados) são professores ligados ao ramo da Ciência, e 64% (14 professores) trabalham com outras áreas de conhecimento. Os entrevistados avaliaram a sequência didática proposta de forma positiva. Apesar de estar direcionada para o ensino de ciências, a vários dos professores dos diferentes campos de estudo responderam que eles adaptariam e usariam a metodologia apresentada


EnglishPortuguês