Menu fechado

Uso de Jogos Digitais na Educação Corporativa: Uma Proposta de Aplicação e Avaliação no Treinamento de Equipes de Varejo.


Aluno: Claudio Moreira e Silva

Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Antonio Carlos de Abreu Mól

Descrição: As mudanças cada vez mais perceptíveis e constantes nos mercados globais suscitam reflexões que ultrapassam a linha que separa negócios e vida cotidiana, trazendo para dentro deste ambiente aspectos que, até algum tempo, não eram abordados com grande frequência, como a educação. A Educação Corporativa nas empresas já faz parte das pautas diárias de discussão, fazendo com que os empresários, gestores e órgãos governamentais ampliem o foco da formação da mão de obra para além daquela oferecida por escolas técnicas, cursos e universidades. De fato, as empresas vêm investindo somas cada vez mais significativas de seus orçamentos na qualificação de seus funcionários e como parte integrante deste investimento é possível observar a busca por variados formatos e ferramentas de treinamento e desenvolvimento visando o alcance de resultados de ganhos de performance mais vistosos. Dentre estes variados formatos essa dissertação debruça-se sobre o uso de jogos como instrumento de qualificação de mão-de-obra, propondo não apenas a elaboração de um jogo-treinamento como também a avaliação de sua efetividade para os já citados ganhos de performance. Para tal foi realizada uma pesquisa em uma empresa do segmento de varejo, especificamente o comércio e distribuição de combustíveis, com o desenvolvimento de um jogo eletrônico como ferramenta integrante de um esforço de capacitação de sua mão-de-obra. Visando compreender a efetividade do uso deste jogo, realizou-se um amplo levantamento de dados em 7 localidades no Brasil, seguido de estudo e reflexão sobre seus resultados. A dissertação apresenta resultados que corroboram o uso dos jogos como instrumento auxiliar na capacitação de profissionais de variadas áreas com sucesso, colhendo resultados positivos no que tange ao aumento de conhecimento e compreensão de conceitos, além de sua correta aplicação, verificando-se também o aumento da motivação das equipes.


EnglishPortuguês