Menu fechado

USO DE FERRAMENTAS DE ESTUDO AUTÔNOMO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR CONECTADO

Descrição: Quais as principais dificuldades levantadas pelos estudantes para a gestão do seu tempo e da sua autonomia para a construção do próprio conhe-cimento por meio de ferramentas de estudo autônomo? Esta pesquisa buscou responder a esta pergunta e a entender como os estudantes gerenciam seu tempo, se motivam a desenvolver estudos de forma autônoma e como os educadores, mediadores na construção deste conhecimento, lidam com estas ferramentas, cul-minando com o objetivo geral desta pesquisa que é entender como as ferramentas de estudo autônomo podem contribuir para a formação do estudante em cursos de graduação. O campo de aplicação foi o Centro Universitário Celso Lisboa – Es-cola de Negócios, IES situada na cidade do Rio de Janeiro, onde a metodologia de ensino é suportada por três pilares básicos: roteiros de aprendizagem, situações de aprendizagem e aprendizagem baseada em projetos. Foram entrevistados 87 estudantes e 20 educadores, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas que buscavam traçar um perfil dos estudantes e educadores e um diag-nóstico em relação ao problema proposto. Concluiu-se, entre outras percepções, a elevação do nível de maturidade dos estudantes, o cultivo de velhos hábitos e a eficácia da proposta, dentre outras análises que serão apresentadas neste relato de pesquis

Título da dissertação:O Uso Da Tecnologia Em Prol Da Avaliação Diagnóstica Do Aluno (Dia): Um Estudo De Caso Na Fundação De Apoio À Escola Técnica (FAETEC)

Aluno(a): Sebastião Coelho de Melo
Orientadores: Prof. Leonardo Monteiro Trotta e Prof.ª Luciane M. S. Conrado

EnglishPortuguês