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Uso da Inteligência Artificial para a Avaliação do Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Educação Infantil


Aluno(a): Nataly Cordeiro de Abreu Cabral

Orientadores: Antônio Carlos Mol e Ana Paula Legey

Data de defesa: 18/07/2019

Descrição: O presente trabalho tem por objetivo principal propor uma metodologia, que auxilie os docentes na avaliação das crianças de Educação Infantil, na modalidade Pré-escola II, de modo a possibilitar um olhar individualizado sobre cada criança, por meio do uso de novas tecnologias digitais. A abordagem metodológica consiste em três etapas, divididas em subetapas. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados nos principais documentos oficiais que regem a Educação Infantil no Brasil e uma roda de conversa com professores de Educação Infantil a fim de se delimitar dados relevantes acerca suas percepções sobre os critérios de avaliação. Em seguida foi desenvolvida a ferramenta digital baseada em Inteligência Artificial, que procurou extrair o conhecimento dos especialistas para subsidiar o professor na avaliação do desenvolvimento da leitura e da escrita. Foram realizados testes com uma especialista e catorze professores com a análise de casos hipotéticos onde compararam seus diagnósticos com os resultados gerados pela ferramenta digital. Por fim, os professores avaliaram ainda a aplicabilidade, as funcionalidades, a facilidade de uso e a apresentação visual da tecnologia. Concluiu-se que a ferramenta digital apresentada pode auxiliar professores na avaliação das crianças de Educação Infantil, na modalidade Pré-escola II, tornando mais célere e eficaz a elaboração dos relatórios de desenvolvimento da aprendizagem das crianças, além de uniformizar o processo de avaliação na Educação Infantil.

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