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URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CIDADÃO DOS ESTUDANTES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Aluno: Augusto Schwager de Carvalho

Orientador: Adriana da Silva Lisboa Tomaz e André Cotelli do Espírito Santo

Data de defesa: 18/11/2024

Descrição:  Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Nesta pesquisa qualitativa, que se iniciou no mês de setembro de 2023, utilizou-se a metodologia de pesquisa preliminar, de acordo com a resolução 510 de 2016 do Conselho Nacional de Saúde, por meio de coleta de dados tais como questionários, roda de conversa e entrevistas. O campo foi composto por cinco escolas, onde constatou-se que três delas não realizaram eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter pessoas disponíveis e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pelas equipes diretivas em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Digital. Sendo assim, foi construído um aplicativo denominado “Urna Eletrônica Escolar” que foi apresentado para a equipe diretiva, de uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, utilizando uma sequência didática e um manual didático sobre a Urna. Foram realizadas eleições, sem nenhum percalço, atendendo oito turmas, com a participação de 178 estudantes/eleitores e com o pleito sendo concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Dados do campo sugerem que a utilização da urna fortaleceu o vínculo dos estudantes com a escola através do exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares.

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