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Uma sequência didática envolvendo recursos digitais nas aulas de Matemática para aprender o Teorema de Pitágoras

Aluna: Claudia Valin dos Santos

Orientadores: Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól e Profª. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: Tendo em vista que grande parte dos estudantes do nono ano do ensino fundamental apresenta dificuldade na resolução e na aplicação do teorema de Pitágoras em situações do cotidiano, a presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo principal de propor um método que tornasse mais fácil, atrativo e significativo o processo de ensino aprendizagem do Teorema de Pitágoras, por meio de uma sequência didática permeada por recursos digitais. A abordagem metodológica consistiu em quatro etapas. Inicialmente, foi realizado um estudo exploratório preliminar com um grupo de cinco professores de Matemática, onde se buscou identificar quais eram as dificuldades de entendimento que os alunos enfrentavam em relação ao teorema de Pitágoras, quais eram as possíveis limitações e falhas nos materiais utilizados para se trabalhar o teorema de forma significativa, elencar em quais situações do cotidiano o referido teorema é aplicado e identificar quais são os recursos digitais mais apropriados para serem utilizados com os alunos. Ainda com o objetivo de identificar os recursos digitais mais apropriados para serem utilizados com os alunos, foi realizada uma pesquisa documental na Base Nacional Curricular Comum e na Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, no ano de 2019. Em seguida, a pesquisadora desenvolveu uma sequência didática permeada por recursos digitais. Após o desenvolvimento da sequência didática, realizou-se uma pesquisa com 81 professores de Matemática, que avaliaram a referida sequência quanto a sua relevância pedagógica. Os dados apontaram que a sequência didática permeada por recursos digitais pode contribuir para que os alunos do 9º ano do ensino fundamental aprendam o teorema de Pitágoras de forma significativa.


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