Menu fechado

UMA RELEITURA DA LINGUAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ASSISTIDA PELO JAMBOARD: O EMPREGO DA METODOLOGIA ATIVA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO COMO ALIADOS AO PROGRAMA DE NIVELAMENTO MATEMÁTICO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM ENGENHARIA CIVIL


Aluno(a): Raphael Henrique Lobato De Assumpcao

Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Rosa Valim

Data de defesa: 31/07/2023

Descrição: 

É fato que diversos estudantes possuem dificuldades na aprendizagem matemática. Isso é nítido pela irregularidade de conhecimento existentes na sala de aula, no qual uma boa parte dos alunos possuem mais facilidade de aprender a disciplina, enquanto outros jovens apresentam inúmeras dificuldades.Assim, a metodologia de ensino adotada pelo mediador é muito importante e pode definir o desempenho de muitos estudantes no estudo da matemática.  Diversas instituições de ensino ainda adotam as exigências impostas pelos sistemas, no qual consiste em responder diversas atividades matemática (exercícios, provas e testes), contudo não se sabe se essa metodologia está resultando em uma aprendizagem significativa ou se apenas está causando uma memorização nos estudantes para o cumprimento das atividades solicitadas. Em grande parte, o processo de ensino e aprendizagem da matemática consiste no professor aplicar todo o conteúdo no quadro, sendo puramente um processo de transmissão de informações, fazendo com que o aluno receba todo o conteúdo de maneira direta, apenas como um receptor de informação. Esse tipo de aprendizagem mecanizada não condiz com a atualidade, no qual os discentes buscam formas inovadoras para implementar sua didática e promover uma aprendizagem significativa.  Nesse contexto, os professores de matemática de todos os níveis de ensino devem buscar metodologias que gerem significados aos conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes, bem como resultados na construção do saber matemático. Esta dissertação tem como objetivo investigar as contribuições do curso de nivelamento matemático nas Instituições de Ensino Superior, de maneira que o índice de reprovação nas disciplinas da matemática seja reduzido. Assim, o presente estudo abordou um método de ensino que auxiliasse na aprovação dos estudantes e na fixação dos conteúdos da matemática utilizando a aprendizagem significativa, juntamente com a metodologia ativa Jigsaw e recursos tecnológicos dos softwares gratuitos da empresa Google, como o Jamboard, Classroom e Google meet. Para isso, esta pesquisa apresentou a análise documental, por trabalhar com materiais que não passaram por um trabalho de análise, para assim, obter informações complementares e relevantes para este estudo. Para que o autor pudesse compreender a real situação do conhecimento matemático dos estudantes, foi realizada a consulta nos relatórios PISA dos anos 2003 a 2018. Os dados coletados foram sobre o rendimento dos estudantes brasileiros na avaliação de proficiência em letramento matemático, isto é, a capacidade de formular, empregar e interpretar a matemática em vários contextos. Também ocorreu a coleta de dados dos relatórios SAEB que ocorreu com o resultado da pesquisa dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio no conhecimento da matemática. A avaliação desses dados é primordial para essa pesquisa, pois essa fase tem como objetivo preparar os estudantes para o processo seletivo das universidades, como o Enem, além de avaliar o conhecimento dos estudantes. Como proposta para enriquecer o conhecimento dos discentes, foi utilizado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para realizar o nivelamento matemático. Dessa forma, o curso de nivelamento matemático mostra inúmeras vantagens, pois irá fazer a transição do aluno do nível médio, para o superior e irá melhorar, de maneira significativa, o relacionamento do estudante com a matemática, fazendo com que os resultados sejam mais positivos, gerando maior satisfação do aluno, professor e da instituição de ensino.

EnglishPortuguês