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UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A PESQUISA ATRAVÉS DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL INTERATIVA


Aluno(a):  Mauro Miranda Brito

Orientadores:  Prof. André Cotelli, do Espírito Santo e Prof.ª Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição:  Segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas – FGV, a falta de interesse para o estudo é uma das causas da evasão escolar, que é um dos grandes problemas da educação no Brasil. O fato é comprovado pelos dados apresentados pelo INEP, censo escolar 2014 e 2015, que informa que a evasão chega a 11,2% considerando todas as séries do ensino médio naquele período. Por outro lado, a procura por redes sociais na internet aumenta e faz parte do cotidiano das pessoas, servindo até como fonte do saber para a solução de várias questões pessoais, o que, na maioria dos casos, ocorre através do Google3 , que hoje conta com mais de um bilhão de usuários, e o Brasil é um dos cinco países com o maior volume de pesquisas em dispositivos móveis, demonstrando-se, assim, um grande interesse pela busca de informações em tecnologias on-line. Cristina Rodrigues e França Teles (2019, página 20) afirmam ―que pesquisadores de diferentes áreas defendem o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida e promissora a ser utilizada como plataforma de apoio à educação. A fim de entender esses comportamentos, bem como os das pessoas em algumas bibliotecas convencionais e com tecnologia na cidade do Rio de Janeiro, vê-se que um número reduzido de pesquisadores acessa essas fontes de estudo e pesquisa, mas o acesso à internet, mesmo nesses locais, é constante e continua crescendo, servindo como canal de informação para muitos. Assim, considerando a evasão escolar por desinteresse pelo estudo, bem como a grande procura por informações via on-line, busca-se estimular o interesse do estudante à informação, à educação e à cultura com a criação de uma biblioteca digital interativa, on-line, gratuita, com possibilidade de publicação de material criado pelo próprio usuário e com acesso 24 horas para mantê-lo focado naquilo que ele se propôs a fazer, estudar, mesmo àquele mais distante dos grandes centros, o que pode, também, frear o índice da evasão escolar. Para fundamentar a hipótese, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa exploratória com a participação de dois bibliotecários e vinte e dois professores universitários de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro para apurar o comportamento dos alunos diante da pesquisa, leitura, estudo, acesso à biblioteca e à tecnologia da informação, o que proporcionou uma melhor reflexão sobre assunto, bem como a criação de uma biblioteca digital interativa on-line a fim de estimular a relação entre o aluno e a fonte de estudo e pesquisa, objetivando mantê-lo interessado e focado na leitura, corroborando, assim, para o desenvolvimento da educação através da tecnologia, sem alterar o cotidiano da pessoa.

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