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Uma Proposta Metodológica para Aumentar a Interação Entre Alunos e Professores do 6º Ano por Meio de Uma Plataforma Virtual de Aprendizagem

Aluno: Vânia Maria e Silva Miguel

Orientadores:Profo. Msc. André Cotelli do Espírito Santo, Prof Antônio Carlos de Abreu Mól, D.Sc.

Descrição:A Transição do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental apresenta uma ruptura estrutural, curricular e metodológica que gera dificuldades no processo de adaptação de muitos alunos. Essas dificuldades podem estar relacionadas com o rendimento escolar no 6o ano que, dentre as séries do Ensino Fundamental, apresenta as menores taxas de aprovação. Uma importante mudança estrutural sentida pelos alunos ao ingressarem no 6o ano é o aumento do número de disciplinas e de professores, que é considerado um dos fatores responsáveis pelo declínio na interação entre professores e alunos nessa fase. Estudos sugerem uma maior interação entre todos os envolvidos no processo de transição – professores, coordenadores e diretores dos anos Iniciais e Finais – como uma possível estratégia para minimizar a ruptura metodológica sentida pelos alunos. Assim, a interação é vista como fator relevante nessa transição tanto na relação professor-aluno como na relação entre os profissionais envolvidos no processo. Ciente do quanto a interação é primordial para a aprendizagem, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar uma proposta metodológica que utiliza uma plataforma virtual de aprendizagem com intuito de potencializar a interação entre profissionais (do 5o e do 6o ano) e alunos do 6o ano. Com abordagem qualitativa de natureza aplicada, a envolveu grupo de profissionais (do 5o e do 6o ano) e alunos do 6o ano de uma escola pública federal na cidade do Rio de Janeiro em uma pesquisa colaborativa, ou pesquisa-ação. Os(as) professores(as) participantes pesquisaram, selecionaram e sugeriram adaptações de materiais digitais e a forma de como estes deveriam ser apresentados aos alunos na plataforma. Os alunos também participaram da pesquisa e avaliação de materiais digitais, produziram jogos e vídeo, realizaram diversas atividades em meio digital e interagiram por meio de encontros síncronos – na plataforma Meet – e assíncronos – nos chats da plataforma. Verificou-se que o trabalho desenvolvido promoveu a interação e troca de saberes entre os professores dos Anos Iniciais e os(as) professores(as) dos Anos Finais, a interação entre os alunos e desses com os(as) professores(as), além de promover aprendizagens de conteúdos relacionados à matemática e desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso de novas tecnologias em uma abordagem ativa e colaborativa.


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