Uma Proposta Metodológica Aplicada ao Letramento por meio da Ferramenta Digital Stop Motion
Aluno(a): Ana Clara Lima Rodrigues
Orientadores: André Cotelli e Verônica Elói
Data de defesa: 06/12/2018
Descrição: Saber pensar através de imagens é imperativo desde a mais tenra idade, uma vez que os processos cognitivos se constroem a partir de relações arbitrárias entre significados e significantes. Nesse contexto, o Stop Motion é uma das técnicas de animação que mais podem provocar interesse no público infantil e jovem, desenvolvendo sua autonomia e capacidade de raciocínio crítico, e atuando, consequentemente, no processo de interpretação do mundo. Diante disso, questionou-se: Como é entendida a utilização do recurso audiovisual, enfatizando o Stop Motion, como estratégia metodológica aplicada ao letramento dos alunos no ambiente escolar? Neste trabalho, serão abordados alguns conceitos relativos ao letramento, a ideia de cinema como ferramenta para o letramento, o uso de tecnologias na educação e como as novas plataformas possibilitam o acesso à informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, apoiada por uma revisão bibliográfica narrativa. A metodologia inclui a realização de uma oficina sobre o Stop Motion com professores da rede pública de ensino, e, ainda, a realização da proposta de utilização do Stop Motion com os alunos, por parte de um professor de geografia, integrante da oficina citada. O objetivo geral deste trabalho é analisar a utilização do Stop Motion nas estratégias metodológicas de letramento no Ensino Fundamental.