Uma proposta de Sequência Didática com uso de recurso digital para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Aluno: Adriana Cassiano Freire Borges
Orientadores: Antônio Carlos de Abreu Mól
Ana Paula Legey de Siqueira
Descrição: Esta pesquisa apresenta reflexões a respeito de uma proposta para a alfabetização e letramento, com foco na escrita e centralidade na produção de texto pelo aluno. Apresentou como objetivo desenvolver e avaliar um método que pudesse promover a escrita no contexto da realidade do aluno e das práticas sociais, de forma motivadora, atraente e que favoreça o papel do aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, por meio de recurso digital. Para tal, foram selecionadas algumas habilidades e competências da BNCC e elaborada uma Sequência Didática na qual, por meio de atividades, o aluno desenvolvesse uma produção escrita, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas. Para dinamizar a atividade final, motivando no aluno a sua participação e protagonismo, foi planejado o uso do recurso digital Stop Motion, para que os mesmos pudessem divulgar o seu trabalho, transformando a sua escrita também numa produção de animação audiovisual.