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Uma Proposta de Metodologia Que Alie Teoria e Prática Para o Ensino de Publicidade e Propaganda Por Intermédio das Novas Tecnologias Digitais

Aluno: Gilberto Garcia.

Orientadores: Antônio Carlos de Abreu Mól, DSc e Carolina Chaves Ferro, DSc.

Descrição: A velocidade de mudança, imposta pelo mundo digital na sociedade, exige para o setor de educação um maior alinhamento com as demandas dessa sociedade. Particularmente na área de comunicação, percebe-se que se de um lado o mercado exige uma constante mudança de pensamento e atuação, do outro lado as instituições de ensino não conseguem acompanhar esta (re) evolução do mercado e consequentemente atender as práticas exigidas por ele. Contudo, sem a academia o mercado não teria os parâmetros, a didática e o rigor metodológico essenciais para a formação dos profissionais. Por consequência, e na busca da formação de um profissional que atenda as essas expectativas, cabe, então, à academia assumir a responsabilidade de implementar mudanças na formação do nível superior. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia de ensino para o curso de Publicidade e Propaganda que alie as teorias existentes e considere as práticas do mercado, por meio de tecnologias digitais. Para este fim, primeiramente foi realizada uma pesquisa nos currículos acadêmicos das principais instituições de ensino do Rio de Janeiro para identificar competências e habilidades contidas nas disciplinas dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda. Posteriormente foi feita uma busca no mercado de comunicação, com profissionais e entidades de classe, para também identificar quais as competências e habilidades exigidas pelo mercado de comunicação para os egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda. No terceiro momento, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD), permeada por um jogo digital, capaz de correlacionar as práticas, competências e habilidades previstas no currículo acadêmico com as exigências do mercado de Publicidade e Propaganda. Finalmente a SD foi avaliada por um conjunto de professores dos cursos de publicidade e propaganda. Os resultados demonstraram que a SD foi capaz de aliar as teorias e práticas de mercado por meio das tecnologias digitais, além do fato que a mesma foi de fácil aplicação. Além dos resultados satisfatórios sobre a sequência didática, a pesquisa também revelou que não se pode olhar a questão da teoria versus prática como uma dicotomia e sim de forma sinérgica e complementar, revelou também o desejo, tanto da academia quanto do mercado, de uma aproximação e continuidade de diálogo, entre as partes que leve a formação de egressos mais voltados ao mercado e com bases teóricas bem fundamentadas.

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