Uma Proposta de Estimulação da Consciência Fonológica nos Anos Iniciais da Alfabetização por Meio de um Jogo Digital: ABC da Fazenda
Aluno(a): Verônica Land
Orientadores: Ana Paula Legey e André Cotelli
Data de defesa: 27/02/2019
Descrição: Este trabalho propõe aos profissionais das áreas da educação e saúde uma metodologia que favoreça o desenvolvimento, de forma lúdica, das habilidades da consciência fonológica por meio de um Jogo Educacional Digital. A partir disso, elaborou-se um JED respeitando as fundamentações teóricas com apreciação de um grupo de especialistas em alfabetização, fonoaudiólogos e docentes, que analisou um conjunto de heurísticas predefinido e buscou problemas que violassem essas heurísticas, por meio de um vídeo do software. Os avaliadores responderam a um questionário com as heurísticas predefinidas, construído na plataforma do Google Forms. Ao verificar um problema, os avaliadores atribuíram notas a fim de determinar o grau de severidade de cada problema encontrado. Ao término, o pesquisador consolidou os problemas detectados em uma planilha para análise dos dados coletados. Os resultados obtidos demonstraram que o grupo de avaliadores, docentes e fonoaudiólogos, não observou qualquer aspecto relevante que impossibilitasse a utilização desse JED de consciência fonológica nos ambientes, escolares e terapêuticos. Além de sugerir esse jogo como possível metodologia facilitadora para o desenvolvimento das habilidades da consciência fonológica, tornando-se um bom recurso para o desenvolvimento dessas habilidades ao nível silábico.