UMA PROPOSTA DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NA RECUPERAÇÃO PARALELA DOS ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE – ADMINISTRAÇÃO
Aluno(a): Luana De Oliveira Pires Gabrig
Orientadores: André Cotelli e Luciane Conrado
Data de defesa: 05/07/2023
Descrição:
Essa pesquisa de dissertação girou em torno do problema de como atender diferentes perfis de aprendizes na práxis docente por meio de convergência midiática em um AVA educacional acessível. Teve como objetivos: diferenciar o ensino tradicional do híbrido, demonstrar o suporte do AVA com designer de rede social para docentes do ensino técnico profissionalizante, criar um e-book com uma sequência didática norteadora, listar as mídias que melhor atendam cada perfil de aprendiz e apresentar um AVA gratuito. Como referencial teórico foram abordados os seguintes temas: a implementação do ensino híbrido, a convergência midiática estruturada em um AVA, teorias de aprendizagem de autores como Gardner, Vygotsky e Piaget, além de metodologias ativas. Também foi explorada a utilização de plataformas e redes sociais, como o Whatsapp Business, para incentivar o ensino híbrido e uma proposta de uma metodologia de ensino com diversidade instrumental para atender às necessidades dos alunos. O método adotado foi a análise de artigos científicos, livros e pesquisa com professores, e o público-alvo foram docentes de diferentes setores da educação. Na análise de resultados, a pesquisa demonstrou que uma plataforma virtual gratuita e fácil de usar pode ser útil para o ensino híbrido e que as metodologias sugeridas de uso da plataforma podem ser eficazes para alunos regulares no acompanhamento das disciplinas. Esse trabalho teve como produto um e-book com uma sequência didática que propõe sugestões para a produção de conteúdo, incluindo a utilização do WhatsApp como plataforma virtual de ensino.