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Uma Proposta de Aprendizagem Significativa e Colaborativa Que Integre os Alunos Incluídos aos Alunos Regulares do Ensino Fundamental I Por Meio de Uma Sequência Didática Com Uso de Recursos Digitais

Aluna: Carla Santiago Ferreira

Orientadores:   Profª. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueira e Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól

Descrição: A inclusão escolar, enquanto prática, perpassa um século e ainda hoje é um dos maiores desafios do professor. De fato, a falta de contextualização na prática docente não permite que a aprendizagem possa ser significativa aos alunos incluídos nas salas de aula regulares, causando um obstáculo ao ato de incluir. Portanto, é de execução deste trabalho propor uma metodologia para promover uma aprendizagem significativa e colaborativa que integre os alunos incluídos aos alunos regulares do Ensino Fundamental I por meio de uma Sequência Didática com o uso de recursos digitais. A abordagem da metodologia se deu a partir de três etapas elementares. Inicialmente, organizada em rodas de conversa com professoras colaboradoras convidadas a participarem do assunto, a primeira etapa buscou trocar e colher dados para integrar experimentos ao trabalho. Em seguida, com uma pesquisa realizada por questionário com docentes de diferentes realidades, para agregar significância à construção dos produtos. E, com base nas trocas de experiência das duas primeiras etapas, foi realizada a formação de uma Sequência Didática permeada pelas tecnologias digitais, fundamentada no desenvolvimento de um E-book, a partir de uma sucessão de atividades significativas e interligadas com a interdisciplinaridade presente. Os resultados encontrados partiram de uma avaliação com as professoras colaboradoras que classificaram os produtos construídos como uma tecnologia digital relevante às atividades propostas à inclusão escolar. Concluiu-se que é possível encontrar caminhos satisfatórios e significativos ao ato de incluir estudantes com Necessidades Educacionais Especiais a partir da utilização de ferramentas corretas na prática docente.


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