Uma Nova Proposta Metodológica para Incorporar ao Projeto Defesa Civil nas Escolas: Programa de Redução de Risco de Desastres Ambientais

Aluno(a): Diego Rocha Braga de Araújo

Orientadores: Antônio Carlos Mól e Ana Paula Legey

Data de defesa: 27/06/2019

Descrição: Todos os dias a população ao redor do mundo é acometida por diversos tipos de perdas materiais e humanas por conta de desastres naturais, em uma relação direta entre a intensidade do evento adverso e a vulnerabilidade do local. Por isso a necessidade de criar sistemas específicos de prevenção e treinamento da população para agir antes, durante e depois das situações de emergência. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo a criação de uma nova metodologia para trabalhar a prevenção de desastres com base nas diretrizes da defesa civil e contextualizadas com as orientações curriculares da educação básica, por meio de uma sequência didática e tecnologia digital. Para isso, foi desenvolvida uma Matriz de Referência para o projeto, listando uma série de competências e habilidades necessárias para preparar um cidadão. Logo após a matriz foi relacionada com as competências e habilidades presentes nas orientações curriculares da educação básica que se relacionassem com a temática. Por fim, foi realizada a construção da nova metodologia pedagógica do projeto defesa civil nas escolas seguida de uma avaliação da proposta por parte dos docentes da rede pública.