UMA METODOLOGIA NA LEITURA FLUTUANTE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO E NTDIC´S: DILEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES DIANTE DA ACENTUADA DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE ALUNOS EM SALA DE AULA
Aluno: Jorge Luiz Ferreira Gabriel
Orientadores: Regina Célia Pereira de Moraes e Marcos Antônio Silva
Descrição: A Base Nacional Comum Curricular se apresenta, em certo sentido, com um caráter renovador, e percebe-se que esta é uma construção necessária. Esta Base afirma que “a interculturalidade e a ética da alteridade constituem fundamentos teóricos e pedagógicos do ensino porque elas favorecem o reconhecimento e o respeito às histórias, às memórias, às crenças, às convicções e aos valores de diferentes culturas como, também, tradições religiosas e filosofias de vida”. As Novas Tecnologias Digitais da informação e Comunicações (NTDIC’s), aplicadas no contexto educacional, constituem-se como ferramentas de grande aporte na/para transformação deste ambiente entendido como bastante eclético culturalmente. São ferramentas potencialmente mediadoras para criar interações em sala de aula gerando harmonia entre os discentes. Contudo, uma pergunta inquietante foi feita, a saber: quais seriam, de fato, os fins, ou a essência, da tecnologia em uma sociedade imersa no “tecnicismo”? Uma pergunta que procuramos responder ao longo deste trabalho, no intuito de poder mostrar quais deveriam ser os fins reais de uma educação que precisa pensar aplicadamente na questão da alteridade em um ambiente social democrático.