Menu fechado

Uma Interlocução Entre o Ensino Remoto/a Educação Híbrida e o Fazer Pedagógico na Educação Infantil

Aluna: Liliane De Oliveira Vazquez

Orientadores: Luciane Medeiros de Souza Conrado, D. Sc e André Cotelli do Espírito Santo, M. Sc

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo de propor ações que otimizem os recursos digitais existentes para que proporcionem maior interação entre o mundo da criança e as metodologias na Educação Infantil. A partir do objetivo geral, verificou-se a necessidade de atingir três objetivos específicos: 1) Investigar as principais dificuldades encontradas pelos professores para utilização das tecnologias digitais; 2) Descrever uma sequência didática que compreenda ferramentas digitais na educação infantil; 3) Avaliar as contribuições das tecnologias nas estratégias metodológicas para favorecer a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Para atingir tais objetivos, foi realizado um estudo exploratório (pesquisa-ação) com a participação de professoras de Educação Infantil que atuam em uma Unidade Municipal de Educação Infantil localizada no bairro de Itaipu, Niterói/RJ.  Os dados foram obtidos através do Google Formulários e as dez perguntas da ferramenta de pesquisa colaboraram para a avaliação das Sequências Didáticas que foram apresentadas em roda de conversa. A escola, enquanto instituição que forma e transforma indivíduos, precisa passar pelas mesmas mudanças que a sociedade passa. Utilizar a tecnologia no espaço escolar é um passo fundamental neste processo. Os recursos digitais revelam-se como uma estratégia de ensino valiosa, estimulando as crianças a se tornarem ativas na aquisição de conhecimento.


EnglishPortuguês