Um novo olhar para a prática do reforço escolar no sexto ano do Ensino Fundamental: Jogos digitais para o ensino e aprendizagem da matemática
Aluna: Rosemary Maiatto Ishikiriyama
Orientadores: Profa. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueira e Prof. Msc. André Cotelli do Espírito Santo
Descrição: Ensinar e aprender Matemática têm sido um grande desafio para os professores e seus alunos. No cotidiano escolar constato o grande número de alunos que necessitam cursar as aulas de reforço de matemática para mitigar as dificuldades encontradas, principalmente nas turmas de 6º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Inserido neste contexto, surgiu a intenção de se elaborar uma sequência didática permeada pelo uso de jogos digitais no ensino da matemática, para as aulas de reforço escolar, objetivando-se buscar um caminho mais significativo, agradável e atrativo, como forma de se incrementar o aprendizado de conteúdos e o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como base a percepção dos professores participantes obtida por meio da realização de questionários, utilizando o aplicativo Google Forms e de uma roda de conversa. Para tanto, iniciou-se esse estudo percorrendo várias etapas: pesquisa exploratória e a realização de uma roda de conversa com professores de matemática, após a análise desses resultados, foi realizado um levantamento de tecnologias digitais possíveis de serem utilizadas ou adaptadas ao ensino da matemática, principalmente de jogos e, em seguida, foram elaboradas cinco sequências didáticas para aplicação nas aulas de reforço escolar de matemática, que foram inseridas na plataforma Proximal e, posteriormente avaliadas pelos professores através de questionário. Por último, a análise dos resultados da pesquisa avaliativa, conclusão e a produção do E-Book “SD-Com foco no letramento matemático mediado pelas novas tecnologias digitais.”