UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PROGRESSÃO PARCIAL EM MATEMÁTICA
Aluno: João Roberto Sousa Fernandes
Orientadores: Antonio Carlos De Abreu Mól E Marcos Antonio Silva
Descrição: Esta pesquisa investiga um produto educacional de Matemática, desenvolvido por meio de um instrumento metodológico denominado Plataforma Moodle. O objetivo da pesquisa foi analisar a implementação de uma sequência didática, aplicada a estudantes em progressão parcial em matemática da rede municipal de Rio das Ostras. A sequência foi elaborada pelo pesquisador deste trabalho, mediante a utilização da plataforma Moodle, para o ensino de matemática, com o intuito de contribuir para com o processo de ensino e aprendizagem dos discentes em progressão parcial. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do Moodle apresenta-se como um recurso na Educação Básica Pública do município de Rio das Ostras. Acredita-se que o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), depois de produzido e posto à disposição dos docentes, poderá viabilizar um recurso capaz de promover o conhecimento, com a aplicação de uma sequência didática bem planejada. Para a tomada de dados, utilizou-se a aplicação do produto educacional, a descrição dos procedimentos de disponibilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a navegação nesse ambiente, a avaliação dos conteúdos desenvolvidos e um questionário aplicado para os docentes envolvidos no projeto. Os resultados da pesquisa revelaram o quanto é produtivo para a aprendizagem o trabalho com metodologias diferentes, a viabilidade desse recurso tecnológico no aprendizado dos componentes curriculares da disciplina de matemática para os discentes em progressão parcial.