Menu fechado

Um Estudo de Caso Envolvendo as Percepções de Professores-Tutores Sobre as Melhores Práticas da EAD

Aluno: Renata Lúcia de Souza Gaúna Monteiro

Orientadores: Profa. Regina Celia Pereira de Moraes, DSc., Prof. Marcos Antônio, MSc.

Descrição: Este trabalho objetiva refletir acerca da modalidade Educação a Distância (EaD), delimitando a pesquisa na figura do professo-tutor, no que se refere às suas percepções sobre a aprendizagem cognitiva entre os alunos de EaD, com o intuito de entender como são vistos os resultados na formação geral do aluno nesta modalidade e a participação do discente no mercado de trabalho e, para além dele. Mais especificamente, a formação de alunos de cursos superiores no modo à distância. Para esta reflexão, será feita uma análise de conteúdos provenientes da elaboração de questionário on-line, de cunho qualitativo, com base nas impressões de professores-tutores deste tipo de ensino. Segue-se a isso a análise das comunicações do que foi dito e, posteriormente, a divisão em categorias para uma melhor compreensão do que está por trás dos discursos. Logo após, identifica-se a frequência de determinados termos, construções e inferências em um dado texto, através da leitura flutuante, cujo propósito é entender as percepções dos professores-tutores sobre resultados reais das vivências da EaD.


EnglishPortuguês