Um Estudo De Caso Com Plataforma Digital – Ensino Remoto Ou Híbrido Com Metodologia Ativa Em Escola Técnica Do Rio De Janeiro
Aluno: Satira Maria Pereira Dos Santos
Orientadores: Prof.ª Dra. Regina Célia Pereira de Moraes, Prof. Me. André Cotelli do Espírito Santo.
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um estudo sobre a ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna em plataformas presenciais ou remotas, a partir de sequências didáticas (SDs) aplicadas em turmas de Ensino Médio Técnico, nos cursos de Logística e de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, com metodologias ativas e interdisciplinaridade. Para fundamentar esse estudo, foram consideradas as obras de teóricos e especialistas da Educação acerca de metodologias ativas, ensino híbrido e ensino remoto, assim como os relatos de experiências relacionados aos temas anteriormente citados publicados em periódicos científicos e as leis e normas que regulamentam o ensino de Espanhol para os cursos em questão. Utilizou-se uma estratégia de pesquisa experimental junto aos professores da ETET Engenheiro Silva Freire, que deu suporte à criação de duas SDs a partir de uma Roda de Conversa realizada no Google Meet com os professores da Unidade Escolar. A Roda de Conversa com os professores permitiu conhecer a realidade vivenciada pelos alunos nas atividades online e desenvolver, a partir das boas práticas e experiência destes docentes quanto aos recursos, tecnologias e métodos por eles usados, as SDs de forma interdisciplinar. As SDs elaboradas foram avaliadas pelos próprios professores da Unidade Escolar pelo Google Forms, quanto ao conteúdo e interdisciplinaridade, aplicabilidade e ferramentas tecnológicas escolhidas, obtendo resultados satisfatórios. Entre os resultados desta pesquisa, os mais evidenciados foram as contribuições deixadas pelos docentes para a elaboração das Sequências Didáticas. Para além, foi elaborado um e-book, responsável por representar o desenho dessa pesquisa, apresentar as fases da metodologia e conter as SDs criadas, com o propósito de ficar disponível para consulta na Plataforma Proximal da UNICARIOCA, como contribuição à Ciência e aos outros professores.