Menu fechado

Tuberculose, doença silenciosa: o silêncio como estratégia de fuga da realidade em uma sociedade discriminatória. O uso da tecnologia como proposta de formar multiplicadores do conhecimento adquirido

Aluno: Reginaldo Henrique Banharo da Silva

Orientadores: Prof. Dr. Alessandro Jatobá e Prof. Me. André Cotelli do Espírito Santo.

Descrição: Por meio do convívio como professor com os discentes de Escolas Públicas de ensino básico, identifiquei a presença constante de um grande número de enfermidades nesses alunos, em seus familiares e nas comunidades onde vivem, dentre elas a tuberculose, que é o tema desta dissertação. A educação e a saúde são fatores intrinsicamente ligados e de suma importância para o desenvolvimento humano, tendo um relevante papel na promoção da saúde. As escolas são espaços essenciais para o desenvolvimento do conhecimento comum e para a integração com a comunidade, nelas encontram-se jovens com grande potencial disseminador de informações extremamente importante para a promoção da saúde, por isso a presente dissertação teve como principal foco os jovens que frequentam as escolas de tais comunidades escolhidas como forma de multiplicadores de conhecimento sobre o tema tuberculose. Como forma de adquirir dados oficiais em relação à problemática da tuberculose em tais localidades em uma primeira etapa, foram feitos levantamentos em relação ao número de pessoas afetadas pela doença no Estado do Rio de Janeiro junto ao Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipais de Saúde o que confirmou o elevado número de casos da doença no Estado, principalmente nas áreas escolhidas. Tais localidades, Município de Nova Iguaçu, bairro Parque das Palmeiras e no Município do Rio de Janeiro, bairro de Bonsucesso – Comunidade da Maré foram selecionadas devido ao alto índice de infestação por tuberculose e à facilidade de acesso por parte do pesquisador para o desenvolvimento desta dissertação. Os jogos eletrônicos possuem um enorme atrativo aos jovens e possuem um grande e representativo potencial pedagógico podendo com isso servir como uma importante ferramenta para o ensino de temas relacionados à saúde, por isso, foi utilizado o jogo nesta dissertação como proposta de formar multiplicadores do conhecimento adquirido sendo este o objetivo geral. Após um amplo levantamento bibliográfico identificou-se que games de futebol e quiz de perguntas e respostas seriam atrativos para essa faixa etária e nível social. As informações relacionadas ao perfil sociodemográfico das instituições a fim de realizar a adequação das perguntas existentes no quiz foram obtidas com base no convívio ao longo dos anos entre o pesquisador e os discentes nas escolas participantes da dissertação, e também foram utilizados dados existentes nas próprias instituições localizadas em comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro, tendo sido esta a terceira etapa da pesquisa. O número de alunos, seus familiares e pessoas das comunidades onde vivem acometidos por tuberculose é alarmante, por este motivo identifiquei a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica a fim de transmitir, de forma mais eficiente e direta, informações sobre o tema. Na etapa final da minha pesquisa foi realizado um estudo de caso que constituiu na avaliação das perguntas a serem utilizadas no quiz e do software desenvolvido. Com os resultados obtidos foi possível verificar um avanço em relação ao conhecimento sobre o tema abordado por parte do grupo testado que consideraram o jogo bem elaborado, estruturado e atraente e as questões do quiz de fácil entendimento e esclarecedoras em relação às dúvidas que possuíam em relação ao tema tuberculose. Devido ao distanciamento social que surgiu por conta da pandemia da Covid 19, todos os testes tiveram que ser feitos de forma on-line e enviados a um grupo de dez jovens, cinco de cada instituição, e foi observada a compreensão das perguntas, o número de acertos e erros, a motivação e objetivo do jogo, se foram atingidos ou não.


EnglishPortuguês