Menu fechado

TECNOLOGIAS ENTENDIDAS COMO HIPERTEXTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Aluno(a): Fabio Rodrigues Millioni

Orientadores: Luciane Conrado e Bianca Maria Rego Martins

Data de defesa: 17/02/2023

Descrição: 

O presente trabalho trata das possibilidades de diversificação de metodologias ativas que podem ser adotadas nas mais variadas unidades escolares. Com este objetivo, desenvolveu-se um estudo teórico acerca do hipertexto, valorizando sua conceituação, assim como se determinando-se uma experiência empírica como ponto de partida sobre o tema. Neste último contexto, o enfoque foi os professores de Ensino Fundamental I, que participaram de uma dinâmica feia através de entrevistas e, também, de escuta ativa, nas quais foram levadas em consideração as sugestões dos próprios docentes, a partir de sua prática cotidiana. Esta etapa da pesquisa permitiu fazer um contraponto entre a teoria e sua aplicabilidade prática dentro das salas de aula. Tendo estes elementos elucidados, o segundo passo foi adotar um debate para a desconstrução do pensamento de que o hipertexto é sinônimo de link. Nesse sentido, em alguns casos, pôde-se chegar a esse resultado por meio das pesquisas e análises desenvolvidas a partir da metodologia qualitativa e quantitativa. Na sequência, foi possível a realização de um material que consiste em três vídeos que versam sobre temas variados, com estímulos e sugestões de uso do hipertexto em suas aulas.


EnglishPortuguês