TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Descrição: O presente ensaio traz uma revisão sistemática da literatura acerca de como as tecnologias tem sido utilizadas para o trabalho pedagógico de pessoas com baixa visão. Para isso, foi preenchido um protocolo de planejamento, pré-estabelecendo ações para condução da revisão, seguidas da análise dos resultados. Após a seleção minuciosa em bases científicas, com a formação de strings de busca à luz de um estudo exploratório inicial, obteve-se como resultado 20 estudos no campo das tecnologias aplicadas à Baixa Visão, sendo um total de: 1 (Deficiência Visual e Tecnologia Assistiva); 3 (Deficiência Visual e Jogos Digitais); 11 (Baixa Visão e Tecnologia Assistiva); 3 (Baixa Visão e Jogos Digitais); 2 (DUA Jogos Digitais). Esses valores refletem, portanto, o quanto ainda se pode caminhar com relação aos estudos sobre a Baixa Visão atrelada às tecnologias digitais e, com recorte para o uso de Jogos Digitais, observa-se que há uma restrição ainda maior de pesquisas na área e necessidade de desenvolvimento do assunto.
Título da dissertação: A Alfabetização De Alunos Com Baixa Visão Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Uma Proposta Didática Com O Uso De Jogos Educativos Digitais
Aluno(a): Vânia Bertolot Oliveira Dos Santos
Orientadores: Dr. Paulo Victor Rodrigues de Carvalho Dr. Alessandro Jatobá
