Menu fechado

Tecnologias Digitais no Contexto Escolar Durante o Isolamento Social: Uma Proposta no Ensino-Aprendizagem da Geometria

Aluno:Celso Augusto Alborio Moreira

Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

Descrição:Este estudo discute as tecnologias digitais como um facilitador no ensino-aprendizagem da geometria em tempos de isolamento social. O objetivo é a inserção de uma metodologia de qualidade dentro do contexto escolar, porem fora da escola. A proposta é um ensino a distância de geometria para o ciclo básico escolar, invertendo o formato tradicional da aula e corrigindo os problemas propostos com a construção de um sólido em uma plataforma numérica. A ideia é exercitar o conhecimento de geometria plana, da visão espacial e da resolução de problemas fazendo uma comparação entre a figura 3D construída pelo aluno e um objeto que seja equivalente a essa figura no mundo real. Deverão ser utilizados recursos tecnológicos e a interação professor-aluno se dará por meio de uma plataforma digital. As discussões dos resultados da pesquisa, feita por meio de questionário online, devido ao distanciamento social, foram comparadas com a literatura cientifica e fundamentadas com autores de livros e artigos científicos sobre o assunto, contribuindo assim, no aprendizado da disciplina e na melhora da performance do estudante.


EnglishPortuguês