TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: A MEDIAÇÃO DIGITAL NA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR
Aluno(a): Andréa Brito De Araújo
Orientadores: Sheila Arantes e Antônio Carlos Mól
Data de defesa: 28/08/2023
Descrição:
Essa pesquisa surgiu de uma inquietação da pesquisadora enquanto professora da rede pública que durante a sua prática observou os desafios da gestão escolar com a depredação e vandalismo do ambiente escolar e o quanto se faz necessário e emergencial a parceria com as famílias, fomentando sentimento de pertencimento na transformação do espaço escolar. A partir desta pesquisa com foco na parceria das famílias na transformação do ambiente escolar, foram elaborados um material didático e um curso de capacitação para profissionais da educação que buscou aprimorar os conhecimentos dos professores sobre a importância de proporcionar um aprendizado significativo onde as tecnologias digitais têm papel importante no processo da parceria familiar. Nesse trabalho também evidenciou que as tecnologias não são utilizadas de forma aleatória, mas aplicadas em sala de aula a partir de uma sequência didática. Assim, a pesquisa aqui apresentada, como intitulado “Tecnologia e transformação no ambiente escolar: a mediação digital na participação familiar” tem como objetivo, investigar como as novas tecnologias digitais podem mediar a participação das famílias no ambiente escolar, por meio da análise do uso do material didático pedagógico potencializador na transformação do ambiente escolar. A abordagem do percurso metodológico se deu em oito etapas elementares colaboradoras no processo de ensino significativo das famílias que visa propor a resolução de problemas. O resultado dessa pesquisa avaliou o impacto dos produtos por meio da aplicação da avaliação através do questionário no Google Forms, concluindo que os produtos criados ao longo dessa pesquisa, com a metodologia proposta, impactaram de forma positiva a adequabilidade da prática docente e demonstram potencial formador para replicar a formação quanto ao uso das TDIC’s. Nesse sentido, conclui-se, que deve se investir cada vez mais em capacitações, com a metodologia proposta neste trabalho, que estimule os professores a utilizarem e desenvolverem sequências didáticas na parceria familiar da transformação do ambiente escolar, mediada pelas TDIC’s.