SOM DE HISTÓRIA: UMA PLATAFORMA INTERATIVA PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Aluno(a): Nayara Alves Da Silva
Orientadores:
Antônio Carlos De Abreu Mól e Luciane Conrado
Data de defesa: 28/08/2023
Descrição:
Esta dissertação desenvolve um trabalho sobre a questão do descompasso que existe entre a metodologia de ensino aplicada, em particular no ensino médio, pelo corpo docente frente ao avanço tecnológico e de novas formas de se comunicar. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma plataforma de estudos para auxiliar o professor da disciplina de História minimizando o descompasso existente entre docentes e educandos do século XXI multiplataforma. A metodologia usada consistiu em uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, utilizando também como fontes, livros relacionados ao tema e produções acadêmicas. Assim, a partir da reflexão sobre temas relacionados a Aprendizagem Significativa, Educomunicação, Convegência Midiática e transmídia sob a ótica de autores como Paulo Freire, Pierre Levy, David Ausubel, Henry Jinkens e outros foi possível ter uma melhor percepção da importância da inserção de tecnologias midiáticas que se convergem na prática pedagógica. Em seguida, a esta pesquisa propõe a criação de uma plataforma de estudos com o nome de Som de História. A proposta da plataforma é auxiliar a prática pedagógica do professor de História para diminuir o descompasso existente entre a docência da escola pública com o aluno do século XXI multiplataforma.