SISTEMA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA: UMA FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Aluno(a): Luciano De Andrade Zeferino
Orientadores: Rosa Valim e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 14/02/2023
Descrição:
A geografia escolar é uma disciplina da educação básica e plena e sua prática pedagógica prioriza dos professores o raciocínio crítico exigindo engajamento com as exigências emergentes de formação continuada. Essa pesquisa, fruto de uma investigação acadêmica, retrata a vivência com professores de geografia da Secretaria Estadual de Educação, atuantes no primeiro distrito do município de Duque de Caxias, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense. O desenvolvimento da formação continuada de professores de geografia representa o tema sobre o qual se debruçou este trabalho, que buscou tal intento ao trabalhar o conceito de paisagem geográfica, junto a professores do sexto ano do ensino fundamental da Secretaria Estadual de Educação do RJ como estratégia para conferir protagonismo à práxis docente. Esta pesquisa questiona como o desenvolvimento da formação continuada, junto a professores da SEEDUC, poderá atualizar abordagens do conceito de paisagem e contribuir para o resgate dos conteúdos perdidos dos alunos do sexto ano egressos de outras redes. A resposta suposta a este problema postulado pode ser colocada da seguinte maneira: os obstáculos pedagógicos aos professores de geografia, que foram agravados pela pandemia da Covid-19, podem ser mitigados com o desenvolvimento de projeto de formação continuada, que vise o aperfeiçoamento de repertórios para o ensino do conceito de paisagem geográfica, através de conversas virtuais, orientadas por metodologia participativa ativa, aliadas à técnica da repetição espaçada. Esta dissertação objetiva analisar a viabilidade do desenvolvimento da formação continuada de professores da SEEDUC RJ, do sexto ano do ensino fundamental, através de oficinas pedagógicas materializadas a partir de rodas de conversa virtuais centradas no conceito de paisagem e orientadas por metodologia participativa ativa, para auxiliar no processo de aperfeiçoamento de repertórios docentes para enfrentamento da curva do esquecimento.