Menu fechado

Simulação de Circuitos Elétricos em Laboratório Virtual com Realidade Aumentada na Educação Profissional

Descrição do produto: Um dos problemas identificados em diversas instituições de Educação Profissional (EP) é a utilização de metodologias tradicionais focadas em conteúdos, ao invés de competências, aliada à falta de infraestrutura de laboratórios para execução de atividades práticas profissionais. Portanto, levantou-se a seguinte questão norteadora: a simulação em laboratórios virtuais com técnicas de RA pode favorecer o processo de aprendizagem e formação dos educandos da EP? Esta investigação trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, resultando em um estudo de caso no Curso Técnico Manutenção Metroferroviária da FAETEC. Quanto aos meios de investigação, baseou-se na triangulação das pesquisas bibliográfica e documental, aplicação de questionários e da própria observação e participação do pesquisador. Foi elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (SD) com utilização de metodologias ativas e tecnologia de RA com uso dos aplicativos Edmodo e PhysicsLab AR, tendo como principal objetivo, melhorar o processo de ensino-aprendizagem na EP. A simulação de circuitos elétricos com a tecnologia RA ofereceu uma nova forma de representação de conteúdo, tornado a aula mais imersiva e interativa. A maioria dos educandos conseguiu desenvolver as competências da unidade temática proposta.


Título da dissertação: Sala de Aula Invertida: Combinando Metodologias Ativas e Realidade Aumentada na Educação Profissional

Aluno(a): Marcelo Queres de Oliveira
Orientadores: Victor Gonçalves e Bianca Martins

EnglishPortuguês