SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PERMEADAS COM O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL COMO AUXÍLIO PARA AVALIAÇÃO DE ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Aluno(a): Tatiana Santos Rabello
Orientadores: Antônio Carlos De Abreu Mól e Sheila Arantes
Data de defesa: 29/05/2023
Descrição:
Esta pesquisa aponta para a necessidade de diversificar as formas de avaliação a partir da utilização da Sequência Didática Chapeuzinhos Coloridos desenvolvida com a utilização deTecnologias Digitais afim de compor a diversidade de metodologias utilizadas pelos docentes com objetivo de alcançar o desenvolvimento de habilidades e competências que precisam ser atingidas de acordo com documentos curriculares vigentes de maneira significativa e motivacional para os alunos. É realizado um estudo de documentos sobre avaliação no primeiro Segmento do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC e a priorização curricular utilizada no município do Rio de Janeiro. Além disso é utilizada a Teoria de aprendizagem significativa por Ausebel para compreender como o processo de aprendizagem ocorre e apresentado o conceito de Sequência Didática pelo autor Antoni Zabala. Os resultados atingidos mostram que a Sequência Didática desenvolvida auxilia na aprendizagem do aluno e pode ser utilizada pelo professor regente a identificar as habilidade e competências atingidas pelos alunos no segmento estudado.