Sequência Didática: Um Facilitador do Fazer Docente
Aluno: Marlene Soares Coelho Santana
Orientadores: Prof Antônio Carlos de Abreu Mól, D.Sc., Prof. André Cotelli do Espirito Santo, M.Sc.
Descrição:Tendo em vista a sobrecarga na rotina dos docentes, que dificulta a organização e o desenvolvimento de um plano de aula completo e exitoso, a pesquisa busca identificar se a disponibilização de Sequências Didáticas nas plataformas digitais poderá contribuir para a execução das suas atividades. Para chegar a este objetivo foi feita a busca e a análise em plataformas educacionais livres e gratuitas de ferramentas tecnológicas que possam colaborar com o trabalho do professor. Posteriormente foi criado e disponibilizado um vídeo, com a aplicação e o uso das sequências didáticas da Plataforma Proximal, e um questionário para avaliação das mesmas. Através de um grupo selecionado de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, as Sequências Didáticas foram avaliadas e respondido o questionário. Em uma roda de conversa foi discutido e aprofundado quanto ao caráter facilitador do trabalho docente pelas Sequências Didáticas. Como resultado concluiu-se que as sequências didáticas se apresentam como ótimas alternativas para o enriquecimento do plano de aula e com grande potencial de melhorar o ensino aprendizagem, facilitando o fazer docente. Entretanto, apresenta-se como um limitador para o uso das Sequências Didáticas a falta de estrutura das escolas em relação à disponibilização das novas tecnologias digitais e de internet.