Menu fechado


Sequência Didática Para Práticas Corporais na Educação Física Por Meio De Tecnologias Digitais Através da BNCC


Aluno: Marcus Vinícius da Silva Nunes

Orientadores: Marcos Antonio Silva e Antônio Carlos de Abreu Mol

Descrição: A educação física apresenta em seu currículo um conjunto de conhecimentos que contribuem para a formação e o enriquecimento de experiência de alunos da educação básica. É importante compreender que a educação física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e apresenta características próprias. É uma disciplina que deve concomitantemente trabalhar suas especificidades e inter-relacionar-se com os outros componentes curriculares. Por meio dela, os alunos podem construir saberes para ampliar a consciência de seus movimentos, desenvolver a autonomia e valer-se da cultura corporal de movimento cotidiano. Ao longo de 13 anos atuando no ensino superior com estudantes do curso de educação física, de uma universidade da baixada fluminense, os relatos mais alarmantes foram à impossibilidade de adquirirem livros físicos por questões socioeconômicas. Diante deste cenário percebeu-se uma carência da divulgação de práticas corporais na educação física por meio de tecnologias digitais com uso de materiais inovadores, como livro digital, nas aulas de educação física e também a falta de um canal de troca entre profissionais e estudantes de maneira gratuita, através do youtube, que associem os conteúdos e habilidades da educação física do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental descritos na BNCC 2017. O principal objetivo desta pesquisa foi propor uma sequência didática com uso de ferramentas digitais para ensinar práticas corporais na Educação física na Dissertação do Mestrado


EnglishPortuguês