Menu fechado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MUNDO CONTEMPORÂNEO – O ANTIGO REGIME

Esta é uma proposta de uma SD (Sequência Didática) com duração estimada de 60 minutos, para o Ensino Fundamental 8ª série. O objetivo é trabalhar a Revolução Francesa e seus desdobramentos. Ou seja, o século XIX e a conformação histórica do mundo contemporâneo, identificando e relacionando os processos da Revolução Francesa.


SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER

Comece aqui

Atividade

Tomada de consciência:

Apresentação da música “Viva la vida” do grupo inglês Coldplay, através da plataforma de streaming YouTube.

Chegando ao tema abordado, através do Padlet, uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro interativo para registrar, guardar e partilha conteúdos multimídia.

Neste mesmo momento, distribuir uma folha de apoio com a letra da música e com a tradução na mesma folha.

Após ouvir a música com os alunos, provocar questionamentos através da letra da música.

Tempo estimado: 10 a 12 minutos esta atividade.

Atividades significativas: Apresentação do tema Revolução Francesa, contextualizando a situação da sociedade francesa no final do século XVIII a partir da análise do gráfico circular (modelo pizza).

Apresentação das diferentes fases do movimento revolucionário

Tempo estimado: 20 a 25 minutos.

Atividade lúdica e fixação de conteúdo

 A ideia aqui, nesta última etapa, é construir um quadro comparativo em forma de mural. Este momento, podemos chmar de “mão na massa”. Com a utilização de papel craft, canetas coloridas, lápis de cor e post its de tamanhos diferentes os alunos devem participar de maneira individual ou coletiva da construção do mural. Nele deve constar a sociedade francesa antes e depois da Revolução, tendo como base o conteúdo apresentado e as discussões sobre o tema da aula.

Tempo estimado: 13 a 15 minutos.

Eixo Organizador: Século XIX e a conformação histórica do mundo contemporâneo.

Recursos Necessários: Energia elétrica, tomadas em sala de aula funcionando, caixa de som para reprodução de áudio, computador com internet e acesso a plataforma YouTube, papel Craft, canetas coloridas e lápis de cor, post-it coloridos, cópias da letra com a tradução da música “Viva la vida” do grupo Coldplay.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência

Compartilhe abaixo suas opiniões sobre as atividades propostas nesta pasta:


Wise Chat
Anonymous399
Eu amei as atividades, parabéns. Meus alunos estão amando
Anonymous408
Incrível, super elaboradas, irei usar com meus alunos.
Anonymous408
Gostei do manual também. Assim conseguirei fazer as minhas. Só o Powerpointer que é um pouco pesado. Mas é bem legal.
Anonymous399
As atividades, estão muito bem elaboradas. Vi que podemos imprimir também para poder dar ao aluno que não tem internet. Eu queria saber como eu poderia falar com a professora que elaborou?
Anonymous477
Como está no finalzinho, não tive como usar todas as atividades com meus alunos. Mas a proposta é muito boa. Seria legal que tivesse mais conteúdo. Os alunos gostaram, principalmente os jogos que disputaram entre eles mesmos.
Anonymous477
Ano que vem irei trabalhar com esse material completo
Jussara
Bom dia, hoje vim dar um retorno da análise desse material. Na semana retrasada consegui utilizar com os meus alunos. Confesso que quando vi tinha achando um pouco grande . Mas conforme fui passando as atividades para eles , eles após terminar pediam outra. Então vi que os alunos foram gostando. Os jogos são maravilhosos. Realmente estimula os alunos do ensino médio.
Jussara
Como são maiores , achei que não iam gostar. Mas foi o contrário deu um gás bem legal.
Jussara
A cada atividade. Pediam outra. As correções são fantásticas , ano que vem irei usar com os meus alunos do ensino fundamental. E o que achei super bacana . Foi o fato de poder fazer a minha própria atividade. Que tentarei ano que vem . Atrás do material que nos ensina a fazer . O material de conteúdo achei incrível, pois é muito didático.
Jussara
Só acho que tem um problema . Ter apenas um conteúdo. Seria legal para nós que trabalhando no ensino médio e precisamos retornar muitos conteúdos. Os alunos chegam para nós, com uma deficiência muito grande em vários conteúdos. E se conseguíssemos ter um espaço para pegarmos esse material completo seria perfeito.
Jussara
E pensar de uma manteiga que nós possamos analisar a dúvida do aluno e utilizar a sequência de uma maneira que eu possa direcionar onde ele está pior para estudar ,facilita muito. Parabéns irei indicar para mais amigos que trabalham comigo .
Eliane
Eu gostei, utilizei apenas uma parte da sequência, não deu para utilizar toda. Os alunos gostaram posso dizer que dos 32 alunos que tenho, 25 participaram dos jogos, os outros não conseguiram pois não tinham internet e isso é um problema caso o aluno não tenho nenhum tipo de acesso. Vi que podia entregar impresso mas com a pandemia não pode. Também irei utilizar no ano que vem.
Eliane
Se puder colocar mais conteúdo como a Jussara colocou seria ótimo.
Anonymous15475
Atividade bem dinâmica e criativa .Gostei Muito !
Anonymous33253
Não encontrei sequência didÁtica para artes visuais.
Customize



EnglishPortuguês