SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MUNDO CONTEMPORÂNEO – O ANTIGO REGIME
Esta é uma proposta de uma SD (Sequência Didática) com duração estimada de 60 minutos, para o Ensino Fundamental 8ª série. O objetivo é trabalhar a Revolução Francesa e seus desdobramentos. Ou seja, o século XIX e a conformação histórica do mundo contemporâneo, identificando e relacionando os processos da Revolução Francesa.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Atividade
Tomada de consciência:
Apresentação da música “Viva la vida” do grupo inglês Coldplay, através da plataforma de streaming YouTube.
Chegando ao tema abordado, através do Padlet, uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro interativo para registrar, guardar e partilha conteúdos multimídia.
Neste mesmo momento, distribuir uma folha de apoio com a letra da música e com a tradução na mesma folha.
Após ouvir a música com os alunos, provocar questionamentos através da letra da música.
Tempo estimado: 10 a 12 minutos esta atividade.
Atividades significativas: Apresentação do tema Revolução Francesa, contextualizando a situação da sociedade francesa no final do século XVIII a partir da análise do gráfico circular (modelo pizza).
Apresentação das diferentes fases do movimento revolucionário
Tempo estimado: 20 a 25 minutos.
Atividade lúdica e fixação de conteúdo
A ideia aqui, nesta última etapa, é construir um quadro comparativo em forma de mural. Este momento, podemos chmar de “mão na massa”. Com a utilização de papel craft, canetas coloridas, lápis de cor e post its de tamanhos diferentes os alunos devem participar de maneira individual ou coletiva da construção do mural. Nele deve constar a sociedade francesa antes e depois da Revolução, tendo como base o conteúdo apresentado e as discussões sobre o tema da aula.
Tempo estimado: 13 a 15 minutos.
Eixo Organizador: Século XIX e a conformação histórica do mundo contemporâneo.
Recursos Necessários: Energia elétrica, tomadas em sala de aula funcionando, caixa de som para reprodução de áudio, computador com internet e acesso a plataforma YouTube, papel Craft, canetas coloridas e lápis de cor, post-it coloridos, cópias da letra com a tradução da música “Viva la vida” do grupo Coldplay.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.