SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluno(a): Leandro Junger Ciarlini
Orientadores: André Cotelli e Antonio Carlos Mól
Data de defesa: 16/06/2023
Descrição:
Esta dissertação tem como objetivo mostrar uma proposta para aprimorar o conhecimento de professores das séries iniciais em Álgebra e, ao mesmo tempo, mostrar que é possível desenvolver o pensamento algébrico com as crianças nos primeiros anos de ensino. Muitos alunos chegam no 7° ano do ensino fundamental e apresentam dificuldade de compreender Álgebra, além de apresentar resistência na percepção da importância e da aplicabilidade das incógnitas. Isto se deve a prática comum de ensinar Álgebra apenas nas séries finais do ensino fundamental, do 6o ao 9o ano. Este fato ocorre, normalmente, por dois motivos: muitos professores das séries iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano) possuem lacunas em sua formação em Álgebra, e a cultura de considerar esta disciplina torna-se uma temática difícil de ser ensinada para os alunos. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo estabelecer uma metodologia para aprimorar os conhecimentos dos professores das séries iniciais do ensino fundamental em Álgebra, e simultaneamente demonstrar que é possível desenvolver o pensamento algébrico com os alunos nos primeiros anos de ensino. Para isto, foi realizada uma pesquisa sobre o uso das tecnologias digitais na Educação, sequência didática, aprendizagem significativa e o ensino da Álgebra no ensino fundamental. A partir desta pesquisa, foram elaborados um material didático e um curso de capacitação para professores das séries iniciais do ensino fundamental. Esta capacitação buscou aprimorar os conhecimentos dos professores sobre a importância de proporcionar um aprendizado significativo onde as tecnologias digitais têm papel importante no processo de ensino. Este trabalho mostrou que as tecnologias não são utilizadas de forma aleatória, mas aplicadas em sala de aula a partir de uma sequência didática. Os resultados apontam que uma sequência didática mediada por tecnologias digitais facilita os alunos a desenvolverem o pensamento algébrico, já nos anos iniciais do ensino fundamental. Logo, deve-se investir em mais capacitações, como a metodologia proposta neste trabalho, que estimule aos professores a utilizarem e desenvolverem sequências didáticas para ensinar Álgebra.