Menu fechado

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM PLATAFORMAS DIGITAL PROXIMAL: Uma Estratégia de Ensino Extraclasse para o Professor de Matemática do Ensino Médio

Aluno:ANA PAULA SOARES MUNIZ

Orientadores: Antônio Carlos de Abreu Mól e André Cotelli do Espírito Santo

Descrição: A disciplina de matemática tem sido considerada a mais difícil pela grande maioria dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Os fatores para esta classificação são vários encontrados na escola e distantes dela, mas todos eles são coadjuvantes de um fator comum: por ser uma disciplina de caráter cumulativo e possuir um conteúdo extenso, exige que o aluno domine o que fora ensinado nas séries anteriores como condição para entender os conteúdos futuros. Isso passa a ser um problema recorrente, pois o aluno traz consigo sua bagagem cognitiva, social, familiar, que só corroboram a ideia de que a matemática é, de fato, a disciplina mais difícil de ser compreendida. Assim, aprender matemática tornou-se algo temido, porém, ensiná-la com sucesso também é possível. Esta dissertação propõe ao professor de ensino médio, a utilização da sequência didática como um método extraclasse capaz de recuperar as lacunas de aprendizagem das séries anteriores que impactam na compreensão do aluno mediante a dificuldade apresentada. A sequência didática proposta está inserida na plataforma digital proximal, promovendo o desenvolvimento integral das competências e habilidades previstas na BNCC. Dessa forma, este estudo é constituído por uma abordagem bibliográfica, mas principalmente por uma pesquisa qualitativa, que foi organizada em cinco momentos: levantamento dos conteúdos que mais necessitam ser revisados; criação de uma Sequência Didática com diferentes recursos digitais para o educando; inserção da Sequência Didática na Plataforma Digital Proximal, avaliação da mesma pelos docentes, resultados e conclusões, como proposta a ser utilizada no cotidiano escolar.


EnglishPortuguês