Sequência Didática Com Jogos Digitais Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ciências
Aluno: Danielle de Almeida Moreira Candelária Martins
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Ana Paula Legey de Siqueira
Descrição: A presente pesquisa parte de uma realidade onde as transformações socioculturais se fazem de forma tão acelerada que a escola precisa ressignificar suas práticas pedagógicas para continuar a formar cidadãos críticos, capazes de atuarem de forma efetiva e harmoniosa. Como professora de Ciências atuante, a pesquisadora se volta a produção de uma Sequência Didática voltada ao multiverso dos estudantes do século XXI, apropriando-se de jogos digitais comerciais que fazem parte do cotidiano deles, para motivar e gerar interatividade no desenvolvimento de competências e habilidades específicas de sua Disciplina. Preocupando-se em embasar sua SD em teóricos da pedagogia tradicional e moderna, de modo que o conhecimento se faça de forma estratégica e lúdica nas diversas atividades. A metodologia em questão é aplicada, avaliada formalmente nos padrões da instituição cedente e analisada por docentes especialistas na área revelando um parecer interessante, alinhado à academia e às leis e diretrizes vigentes.