Menu fechado

Sequência Didática Aliada a Recursos Digitais: Uma Proposta com o Gênero Verbete de Curiosidade Científica na Alfabetização


Aluno(a): Tatiana Nóbrega Onofre

Orientadores: Antônio Carlos Mól e André Cotelli

Data de defesa: 28/02/2019

Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino da produção textual, a partir de uma proposta de Sequência Didática (SD) com o gênero verbete de curiosidade científica, aliada a recursos digitais, pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que foi organizada em quatro momentos: levantamento das dimensões ensináveis do gênero verbetes; desenvolvimento de um jogo em realidade aumentada, com verbetes e adivinhas sobre animais; elaboração e aplicação de uma SD com auxílio de recursos digitais; verificação das capacidades de linguagem manifestadas nos textos produzidos pelos alunos antes, durante e após a aplicação da SD. Avaliou-se que a SD, aliada a recursos digitais, organizou experiências significativas com o gênero verbetes de curiosidades científicas e auxiliou os alunos a produzirem e revisarem seus textos a partir de uma perspectiva dialógica, desenvolvendo capacidades de linguagem úteis para uma participação, de forma crítica, em diferentes esferas sociais.

EnglishPortuguês