Menu fechado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ALIADA A RECURSOS DIGITAIS COMO PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA NA ALFABETIZAÇÃO

Descrição: Os alunos da atualidade estão imersos em ambientes digitais, repletos de conhecimentos e informações. No entanto, a escola ainda não acompanha as inovações tecnológicas e os métodos tradicionais de ensino não são mais significativos para os alunos, dificultando o processo de alfabetização. Nesse cenário, surgiu a necessidade de propor uma metodologia para auxiliar os professores no processo de alfabetização, com a finalidade de tornar a aprendizagem significativa para os alunos, por meio de uma sequência didática aliada as tecnologias digitais. A presente pesquisa buscou avaliar a proposta de sequência didática a partir da percepção de quarenta e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma abordagem de natureza qualitativa, estruturada em uma pesquisa-ação. A sequência didática foi considerada positiva e favorável. Verificou-se que a proposta de metodologia, em conjunto com as tecnologias digitais, é capaz de auxiliar os professores e contribuir para a aprendizagem significativa de alunos em processo de alfabetização.

Título da dissertação: Proposta De Sequência Didática Aliada A Recursos Digitais Para Auxiliar O Processo De Alfabetização

Aluno(a): Marília Barreto Paulucci

Orientadores: Prof. Antônio Carlos de Abreu Mól, D. Sc. Profa. Ana Paula Legey de Siqueira, D. Sc.

EnglishPortuguês