Menu fechado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DO EDUCANDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Aluno: LUIZ HENRIQUE LOPES BORGES

Orientadores: Alessandro Jatobá e Anderson Fernandes Pereira dos Santos

Descrição: inclusão de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é amparado pela legislação vigente, contudo ainda é visto como um enorme desafio para a educação regular. Diversas ações tendem a proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemátic o. Tais como a educação e o desenvolvimento da criança, a preparação e adequação do ambiente escolar, a capacidade dos educadores em se adaptarem as diversidades do cotidiano da sala de aula inclusiva e a importância da aprendizagem colaborativa e ludicidade em especial os jogos educacionais digitais na rotina da criança. A presente pesquisa objetivou discutir como as tecnologias educacionais digitais podem contribuir na aprendizagem de práticas matemática do educando diagnosticado ou estereotipado no TEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o levantamento bibliográfico dos referenciais teóricos que estejam englobados no âmbito da pesquisa e envolvam os conceitos de TEA e a inserção positiva da aprendizagem colaborativa, gamificação e ludicidade na educação e as opiniões a partir de observações de docentes que atuem com o público alvo. A partir dos dados obtidos na pesquisa foi estruturado como produto dessa dissertação de mestrado profissional uma sequência didática utilizando jogos digitais, para auxiliar a aprendizagem de conceitos em operações matemáticas básicas como soma, subtração, multiplicação e divisão, pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica identificados com TEA, podendo ser utilizada ainda por indivíduos neurotípicos com outras dificuldades de aprendizagens.

EnglishPortuguês