Uma Sequência Didática Envolvendo Recursos Digitais nas Aulas de Matemática para Aprender o Teorema de Pitágoras
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
APRESENTAÇÃO:
Prezado professor de Matemática, neste E-book você vai encontrar uma sequência didática para utilizar como apoio às suas aulas de Geometria para ensinar o Teorema de Pitágoras. A sequência didática foi construída como parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo tornar mais fácil, atrativo e significativo o processo de ensino aprendizagem do Teorema de Pitágoras. Para tanto, a sequencia didática foi permeada por recursos digitais, como quizes elaborados no Google Forms, vídeos do Youtube e atividades de experimentação usando o software de Geometria Dinâmica GeoGebra. Além disso, foi avaliada por professores de Matemática, que concluíram que as atividades eram adequadas para o uso com os alunos.
Olá. Você conhece alguém que tem dificuldade de locomoção ou que precisa fazer uso de cadeira de rodas? Para que essas pessoas possam ter uma vida digna e com facilidade de acesso é necessário que a nossa cidade invista em rampas que facilitem a acessibilidade.
Nessa aula você vai conhecer o teorema de Pitágoras. Esse teorema permite calcular a medida dessas rampas e de muitas outras coisas que podem facilitar a nossa vida e das outras pessoas.
Observe a situação:
O dono de um restaurante vai precisar construir uma rampa para garantir que pessoas com dificuldades de se locomover possam frequentar o seu estabelecimento. O estabelecimento está à 0,2 metros de altura (20 centímetros) em relação ao solo e à 5 metros de distância do final da calçada.
Jogue para relembrar o que é um triângulo retângulo e quais são os seus elementos.
Podemos ver triângulos retângulos em toda parte.
Assista ao vídeo para ver o triângulo retângulo em diversas situações cotidianas.
Vídeo
Você sabia que é possível descobrir a medida de um lado do triângulo retângulo se soubermos as medidas dos outros dois lados?
Vamos aprender na prática a demonstração do Teorema de Pitágoras?
Instruções:
1- Use as peças dos quadrados menores para tentar montar o quadrado maior.
2- Se precisar girar uma peça, basta clicar nos círculos nos cantos.
E aí, que relação você percebeu?
Na atividade anterior você aprendeu que no triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados catetos, mas será que isso vale para qualquer triângulo retângulo?
Instruções:
1- Clique no vértice do triângulo retângulo (bolinha azul) para aumentar ou diminuir a figura. Anote os valoresdos três quadrados e compare-os com os valores que aparecem na expressão.
2- Faça isso mais uma vez.
E aí, a que conclusão você chegou?