Menu fechado

Sequência Didática – Sistema Solar

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.

SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER

Comece aqui

Tomada de Consciência

Para um acolhimento inicial e também conhecer a percepção sobre o tema, vamos realizar um pequeno debate sobre o assunto, a fim de observar o conteúdo que cada aluno já sabe.

Mediação com debate e perguntas provocativas

● Onde estamos?

● Como se forma o dia e a noite?

● Quais são as estações do ano, e como são formadas?

● O que é um ano bissexto?

Video:

Nesta etapa, serão apresentados três vídeos:

Sistema solar e seus planetas:

Rotação e Translação da terra:

Eclipse solar e Lunar:

Construção dos óculos de realidade virtual.

Nesta etapa, a turma será dividida em grupos para a construção dos óculos de realidade virtual. A divisão dos grupos será de acordo com o número de smartphones e kits do Google Cardboard disponíveis. É necessário que pelo menos um aluno do grupo tenha um smartphone com a tecnologia de giroscópio. Cada grupo receberá um Kit do Google Cardboard para a construção, e depois na Play Store irá fazer o download do aplicativo Weltraum VR.

Realidade Virtual:

Cada aluno em sua vez irá utilizar o óculos construído, para navegar pelo aplicativo Weltraum VR nos seguintes espaços:

⇨ Sistema Solar

⇨ Estações do ano;

⇨ Fases da Lua;

⇨ Constelações;

⇨ Por dentro do foguete e estação espacial;

⇨ Viagem a Marte.

Avaliação (Desenvolver autoestima e autoconhecimento, levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos).

Nesta etapa cada grupo vai conectar através de apenas um smartphone do grupo a plataforma onde terá uma corrida espacial com uma gamificação de perguntas e respostas com finalidade de avaliar os conceitos estudados.

Recursos Digitais Necessários: Google Cardboard, Smartphone com Giroscópio, computador/ lousa digital

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês