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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Produção de Material Didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de Graduação a Distância com foco nas licenciaturas.

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


DIA 1

1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem).

Percebe-se através de diferentes estudos que a sequência didática, ultrapassa a concepção de planejamento por possuir como principal objetivo fomentar uma sucessão de práticas, todas com foco central no alcance do entendimento de um único tema. O foco dessa sequência será a produção de material didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de licenciatura na modalidade a Distância, para cerca de 20 docentes do Ensino Superior atuantes.

Todo processo de ensino aprendizagem precisa necessariamente de uma interatividade, principalmente quando se trata de cursos de graduação a distância. No entanto, sabemos que alcançar o estudante não é tarefa fácil. Ao longo da presente sequência teremos a aplicação de recursos tecnológicos que por muitos ainda são desconhecidos, mas que facilmente podem ser aplicados dentro de materiais didáticos de cursos de graduação a distância. Tornando todo processo lúdico, interativo e por consequência mais prazeroso.

Mas como aferir se essas ferramentas de fato possibilitam essa ludicidade, interatividade e prazer? Testando! E é isso que iremos fazer. 1º momento – Para introdução a temática, no presente dia, será necessário que os participantes se dividam em quatro grupos. Cada grupo receberá a seguinte nomeação:

Grupo 01 – Classe Informática Grupo

Grupo 02 – Classe Multimídia Grupo

Grupo 03 – Classe Internet

Grupo 04 – Classe Métodos

A construção do grupo se dará por sorteio online, utilizando a ferramenta “Insta sorteio”. A formação do grupo ocorrerá por sequência do sorteio, sendo a cada cinco sorteados construído um grupo. A mecanização do processo será supervisionada pelo aplicador da sequência, mas a mecanização precisará ser feita por um membro voluntário do grupo.

2º momento – Após os grupos estarem formados o aplicador da sequência apresentará as propostas de trabalho para o dia com foco nos objetivos listados acima

Número Máximo de aluno indicado para participar da SD: 20 membros Tempo: 15 minutos

2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos.

1º momento – Os estudantes serão convidados a realizarem apresentações individuais, pontuando sua experiência com a educação a distância e, principalmente, com a elaboração de materiais didáticos. Solicitando a eles que sempre pontuem ferramenta tecnológicas utilizadas em suas produções. Caso tenham utilizado, explicar como conheceu, como aplicou e se há indícios de resultados positivos.

2º momento – O aplicador da sequência precisará nesse momento apresentar um histórico breve sobre o desenvolvimento da Educação a Distância no país, utilizando uma linha do tempo construída no Prezi. Indicando com base em dados o número de matrículas em cursos de graduação a distância, ranking de cursos com mais matrículas e número de evasão. Com base nos dados ficará evidente a elevada procura por cursos de licenciatura na modalidade a distância e concomitante o número de evasão.

3º momento – Como fonte de investigação será aplicada a atividade de construção de nuvem de palavras online. Antes da construção, cada grupo deverá em conjunto determinar uma única palavra para definir a modalidade de Ensino a Distância, reproduzir a escrita em uma post-it e colar junto ao quadro da sala. Após será solicitado que os cursistas indiquem, individualmente, dentro do aplicativo mentimeter três palavras que na sua concepção definam a EAD.

O grupo que tenha indicado a palavra que ganhar mais destaque, ou seja, a mais citada, receberá a pontuação de 100 e assumirá o ranking da turma. Sendo esse listado no Tiermaker e exibido a classe.

4º momento – Com base nos dados apresentados, o aplicador da sequência trará para discussão o conceito de Educação a Distância, pontuando para a reflexão em turma os possíveis motivos para evasão dos estudantes. Em seguida, cada grupo deverá elencar dois motivos pelo qual consideram cruciais para a evasão dos estudantes nos cursos na modalidade a distância.

O foco será relacionar as respostas com o processo de autoaprendizagem que permeia a prática da Educação a Distância.

Essa atividade auxiliará o aplicador da sequência a ter uma visão geral da turma quanto as percepções de defasagem da modalidade.

Duração da atividade: 25 minutos

3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias )

1º momento – Com a finalização das discussões será apresentada a ferramenta Jamboard, onde os cursistas deverão preencher juntos quatro frames, listando as defasagens já citadas. A sala do Jamboard será disponibilizada pelo aplicador da sequência. Após esse feito, os grupos precisarão preencher em cada frame no máximo duas estratégias para melhoria, formatadas na visão de tópicos com no máximo 10 palavras.

2º momento – Desenvolvida essa etapa, serão analisadas as respostas e julgadas se condizem com possíveis práticas para melhoria ou não. Para cada resposta será aberta uma votação em turma, onde se a maioria concordar, a indicação permanece no frame e o grupo receberá 100 pontos por cada permanência.

Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.

3º momento – Nesse momento, entra em discussão a importância do material didático para os cursos de Educação a Distância. Primando pela exibição, por parte do aplicador da sequência, de conceitos de autores que tratem sobre a temática, relacionando essas com a produção de materiais para cursos de graduação na modalidade a distância, com base nas especificidades que os próprios cursistas elencaram nas falas e demais atividades.

4º momento – Instalado o debate, o aplicador da sequência iniciará a exibição da conceituação dos recursos tecnológicos elencados por classes: Classe Informática, Classe Multimídia e Classe Internet. Ainda utilizando o Jamboard, em grupo, construirão um frame com imagens que definam quais recursos de cada classe utilizaria para construir um material de didático para cursos de graduação a distância. O desafio será não usar palavras. Em votação, precisarão definir o frame mais ilustrativo e o grupo receberá 100 pontos.

Duração da atividade: 25 minutos

4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.

Todo conceito apresentado terá por base um e-book virtual, onde os estudantes poderão realizar consultas constantes para questionamentos.

1º momento – Os estudantes serão desafiados, ainda em grupo a construírem um mapa conceitual que traduza, agora em palavras, quais recursos são imprescindíveis para a construção de um material didático para graduação a distância. Dividindo esses recursos com base nas classes listadas. Para realização dessa atividade será utilizado o recurso Mindmeister. Todos os grupos que finalizarem a atividade em menos de 5 minutos receberão 100 pontos. Os que finalizarem com mais, receberão 50 pontos. Para cada erro na construção do mapa conceitual, perderá 50 pontos. Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.

2º momento – Após a análise do grupo sobre os mapas e debates, os cursistas precisarão realizar individualmente a resolução de três jogos, constantes no ebook. Sendo eles:

Todos com atividades construídas no Learningapps, apresentadas dentro do ebook de modo a fixar os conteúdos apresentados até o momento. Para cada atividade o estudante receberá pontuação de 50 pontos, a ser somada para o grupo.

Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.

Duração da atividade: 20 minutos

5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.

1º momento – De modo objetivo, será preciso nesse momento que o aplicador da sequência desenvolva uma avaliação individual composta por questões de múltipla escolha, hospedadas no google forms, com conteúdo sobre conceituação e histórico da Educação a Distância.

2º momento – Em grupo, será aplicado um kahoot, com perguntas sobre a classe de recursos tecnológicos. Onde haverá ao final um ranking com os grupos que melhor se desempenharam. Para o primeiro lugar, 100 pontos, para o segundo 80 pontos, para o terceiro grupo 60, para o quarto grupo 40 pontos.

3º momento – Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe. Nesse momento, haverá a premiação do grupo que esteve em primeiro lugar. Após será também premiado o estudante que melhor se desempenhou na atividade individual do google form. Como premiação será ofertada a possibilidade de manutenção do seu grupo para o próximo dia de aula, desde que todos estejam de acordo com a permanência. Para o estudante que melhor se desempenhou na prova a premiação será a possibilidade de escolher a qual grupo deseja pertencer na próxima aula.

4º momento – Feito isso, como forma de finalizar o encontro o aplicador da sequência apresentará o conceito de gamificação. Para tanto irá transpor em apresentação visual vídeos gravados durante a aula, onde os estudantes estavam em ação.

Duração da atividade: 15 minutos

Tema: Produção de Material Didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de Graduação a Distância com foco nas licenciaturas.

Eixo Organizador:Educação em Ciências Humanas e Interdisciplinaridade

Objetivos esperados: Identificar as principais fragilidades de conhecimento em recursos tecnológicos. Apresentar ferramentas tecnológicas, através de sua aplicação, para interatividade dentro dos materiais didáticos.

Introduzir conhecimentos acerca da classificação de recursos tecnológicos.

Perceber o conceito de gamificação na prática.

Recursos Digitais Necessários: Projetor, Notebook, Caixa de som, Tablets, Smartphones e Internet.
Recursos Analógicos Utilizados: Papel A4 e Potiche.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



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