SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Produção de Material Didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de Graduação a Distância com foco nas licenciaturas.
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
DIA 1
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem).
Percebe-se através de diferentes estudos que a sequência didática, ultrapassa a concepção de planejamento por possuir como principal objetivo fomentar uma sucessão de práticas, todas com foco central no alcance do entendimento de um único tema. O foco dessa sequência será a produção de material didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de licenciatura na modalidade a Distância, para cerca de 20 docentes do Ensino Superior atuantes.
Todo processo de ensino aprendizagem precisa necessariamente de uma interatividade, principalmente quando se trata de cursos de graduação a distância. No entanto, sabemos que alcançar o estudante não é tarefa fácil. Ao longo da presente sequência teremos a aplicação de recursos tecnológicos que por muitos ainda são desconhecidos, mas que facilmente podem ser aplicados dentro de materiais didáticos de cursos de graduação a distância. Tornando todo processo lúdico, interativo e por consequência mais prazeroso.
Mas como aferir se essas ferramentas de fato possibilitam essa ludicidade, interatividade e prazer? Testando! E é isso que iremos fazer. 1º momento – Para introdução a temática, no presente dia, será necessário que os participantes se dividam em quatro grupos. Cada grupo receberá a seguinte nomeação:
Grupo 01 – Classe Informática Grupo
Grupo 02 – Classe Multimídia Grupo
Grupo 03 – Classe Internet
Grupo 04 – Classe Métodos
A construção do grupo se dará por sorteio online, utilizando a ferramenta “Insta sorteio”. A formação do grupo ocorrerá por sequência do sorteio, sendo a cada cinco sorteados construído um grupo. A mecanização do processo será supervisionada pelo aplicador da sequência, mas a mecanização precisará ser feita por um membro voluntário do grupo.
2º momento – Após os grupos estarem formados o aplicador da sequência apresentará as propostas de trabalho para o dia com foco nos objetivos listados acima
Número Máximo de aluno indicado para participar da SD: 20 membros Tempo: 15 minutos
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos.
1º momento – Os estudantes serão convidados a realizarem apresentações individuais, pontuando sua experiência com a educação a distância e, principalmente, com a elaboração de materiais didáticos. Solicitando a eles que sempre pontuem ferramenta tecnológicas utilizadas em suas produções. Caso tenham utilizado, explicar como conheceu, como aplicou e se há indícios de resultados positivos.
2º momento – O aplicador da sequência precisará nesse momento apresentar um histórico breve sobre o desenvolvimento da Educação a Distância no país, utilizando uma linha do tempo construída no Prezi. Indicando com base em dados o número de matrículas em cursos de graduação a distância, ranking de cursos com mais matrículas e número de evasão. Com base nos dados ficará evidente a elevada procura por cursos de licenciatura na modalidade a distância e concomitante o número de evasão.
3º momento – Como fonte de investigação será aplicada a atividade de construção de nuvem de palavras online. Antes da construção, cada grupo deverá em conjunto determinar uma única palavra para definir a modalidade de Ensino a Distância, reproduzir a escrita em uma post-it e colar junto ao quadro da sala. Após será solicitado que os cursistas indiquem, individualmente, dentro do aplicativo mentimeter três palavras que na sua concepção definam a EAD.
O grupo que tenha indicado a palavra que ganhar mais destaque, ou seja, a mais citada, receberá a pontuação de 100 e assumirá o ranking da turma. Sendo esse listado no Tiermaker e exibido a classe.
4º momento – Com base nos dados apresentados, o aplicador da sequência trará para discussão o conceito de Educação a Distância, pontuando para a reflexão em turma os possíveis motivos para evasão dos estudantes. Em seguida, cada grupo deverá elencar dois motivos pelo qual consideram cruciais para a evasão dos estudantes nos cursos na modalidade a distância.
O foco será relacionar as respostas com o processo de autoaprendizagem que permeia a prática da Educação a Distância.
Essa atividade auxiliará o aplicador da sequência a ter uma visão geral da turma quanto as percepções de defasagem da modalidade.
Duração da atividade: 25 minutos
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias )
1º momento – Com a finalização das discussões será apresentada a ferramenta Jamboard, onde os cursistas deverão preencher juntos quatro frames, listando as defasagens já citadas. A sala do Jamboard será disponibilizada pelo aplicador da sequência. Após esse feito, os grupos precisarão preencher em cada frame no máximo duas estratégias para melhoria, formatadas na visão de tópicos com no máximo 10 palavras.
2º momento – Desenvolvida essa etapa, serão analisadas as respostas e julgadas se condizem com possíveis práticas para melhoria ou não. Para cada resposta será aberta uma votação em turma, onde se a maioria concordar, a indicação permanece no frame e o grupo receberá 100 pontos por cada permanência.
Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.
3º momento – Nesse momento, entra em discussão a importância do material didático para os cursos de Educação a Distância. Primando pela exibição, por parte do aplicador da sequência, de conceitos de autores que tratem sobre a temática, relacionando essas com a produção de materiais para cursos de graduação na modalidade a distância, com base nas especificidades que os próprios cursistas elencaram nas falas e demais atividades.
4º momento – Instalado o debate, o aplicador da sequência iniciará a exibição da conceituação dos recursos tecnológicos elencados por classes: Classe Informática, Classe Multimídia e Classe Internet. Ainda utilizando o Jamboard, em grupo, construirão um frame com imagens que definam quais recursos de cada classe utilizaria para construir um material de didático para cursos de graduação a distância. O desafio será não usar palavras. Em votação, precisarão definir o frame mais ilustrativo e o grupo receberá 100 pontos.
Duração da atividade: 25 minutos
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
Todo conceito apresentado terá por base um e-book virtual, onde os estudantes poderão realizar consultas constantes para questionamentos.
1º momento – Os estudantes serão desafiados, ainda em grupo a construírem um mapa conceitual que traduza, agora em palavras, quais recursos são imprescindíveis para a construção de um material didático para graduação a distância. Dividindo esses recursos com base nas classes listadas. Para realização dessa atividade será utilizado o recurso Mindmeister. Todos os grupos que finalizarem a atividade em menos de 5 minutos receberão 100 pontos. Os que finalizarem com mais, receberão 50 pontos. Para cada erro na construção do mapa conceitual, perderá 50 pontos. Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.
2º momento – Após a análise do grupo sobre os mapas e debates, os cursistas precisarão realizar individualmente a resolução de três jogos, constantes no ebook. Sendo eles:
Todos com atividades construídas no Learningapps, apresentadas dentro do ebook de modo a fixar os conteúdos apresentados até o momento. Para cada atividade o estudante receberá pontuação de 50 pontos, a ser somada para o grupo.
Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe.
Duração da atividade: 20 minutos
5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
1º momento – De modo objetivo, será preciso nesse momento que o aplicador da sequência desenvolva uma avaliação individual composta por questões de múltipla escolha, hospedadas no google forms, com conteúdo sobre conceituação e histórico da Educação a Distância.
2º momento – Em grupo, será aplicado um kahoot, com perguntas sobre a classe de recursos tecnológicos. Onde haverá ao final um ranking com os grupos que melhor se desempenharam. Para o primeiro lugar, 100 pontos, para o segundo 80 pontos, para o terceiro grupo 60, para o quarto grupo 40 pontos.
3º momento – Feito isso o painel do Tiermaker é atualizado e exibido a classe. Nesse momento, haverá a premiação do grupo que esteve em primeiro lugar. Após será também premiado o estudante que melhor se desempenhou na atividade individual do google form. Como premiação será ofertada a possibilidade de manutenção do seu grupo para o próximo dia de aula, desde que todos estejam de acordo com a permanência. Para o estudante que melhor se desempenhou na prova a premiação será a possibilidade de escolher a qual grupo deseja pertencer na próxima aula.
4º momento – Feito isso, como forma de finalizar o encontro o aplicador da sequência apresentará o conceito de gamificação. Para tanto irá transpor em apresentação visual vídeos gravados durante a aula, onde os estudantes estavam em ação.
Duração da atividade: 15 minutos
DIA 2
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem).
É de extrema necessidade que os cursistas dessa Sequência Didática percebam a necessidade do uso das tecnologias para o seu fazer pedagógico dentro dos cursos de licenciatura na modalidade a distância. Para tanto, é imprescindível que as experimentações desses novos recursos sejam permeadas pela utilização dos mesmos. Afinal, unificar a teoria e a prática reforça um movimento de quebra de paradigmas por parte desse público que, apesar de dominar conteúdos específicos, não tem confiança e/ou segurança com uso de ferramentas tecnológicas. Corroborando dessa forma para a manutenção de materiais didáticos sem interatividade, o que acaba por vezes corroborando para o processo de evasão.
Como os participantes dessa sequência didática dominam o conhecimento de conteúdo de suas áreas, afinal tem formação a nível básico de pós-graduação, será preciso utilizar esse domínio como fonte de segurança para o uso de tecnologias. Concorda? Por essa razão, no segundo dia os cursistas começarão a atrelar seus conhecimentos pedagógicos com o uso dos recursos tecnológicos. Antes de iniciar todos deverão ser questionados se permanecerão nos mesmos grupos definidos no primeiro dia da sequência ou se desejam alternar. Caso 60% da turma tenha desejo de alterar, será feito um novo sorteio pelo “insta sorteio” novamente.
É de extrema importância que se produza ao longo desse dia a percepção de que o binômio processo de ensinoaprendizagem quando permeado por recursos que possibilitam a interação com o objeto, se torna mais prazeroso e por consequência mais cativante ao estudante. Percebendo ainda que gamificar as atividades, possibilita também um progresso na interatividade por fomentar a visão do sujeito como membro ativo de todo processo.
Não é uma ação pronta, é algo a ser construído. Por tanto, requer que estejam os professores mais dispostos a desenvolver aptidões nessas competências e habilidades tão necessárias para o novo século. Com toda certeza essa necessidade será percebida a partir da melhor estratégia, que é possibilitar a visão real na prática.
Número Máximo de aluno indicado para participar da SD: 20 membros
Tempo: 15 minutos
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos.
1º momento – No primeiro momento é necessário que haja abertura do espaço para que os cursistas possam dar o relato de estudo sobre os tutoriais de uso das plataformas, atividade essa deixada como sugestão no primeiro dia da sequência. Nesse momento as falas serão individuais, mas a discussão será orientada a resposta de algumas questões que o aplicador da sequência precisará levantar, como por exemplo: Qual considerou mais fácil de utilizar? Qual achou mais difícil? Qual acredita que possa ser usada em materiais didáticos de EAD? Qual acredita que não possa ser utilizada.
Nessas explanações individuais, o coletivo poderá também intervir de modo a complementar falas, pontuar ou discordar.
2º momento – Como meio para aferir a evolução inicial, tendo como objetivo a inspiração para a continuidade, os cursistas precisarão em grupo criar uma atividade para ser aplicada em casa de aula, com o uso de algum dos recursos tecnológicos elencados no primeiro dia da sequência. O conteúdo deverá estar contextualizado dentro da área da educação (licenciatura), focada em curso de graduação a distância. É importante que, apenas utilizem os recursos deixados no tutorial.
Caso surjam dificuldades, deverá ser permitido a visualização dos tutoriais já disponibilizados.
3º momento – Após criar a atividade, deverão aplicar a mesma em sala. Após a aplicação deverão indicar o motivo pelo qual escolheram a ferramenta, por qual motivos escolheram a temática, se essa atividade poderia ser replicada em uma sala de aula virtual síncrona e assíncrona. Nesse momento é importante que o aplicador da Sequência faça bastante indagações de modo a estimular o pensamento reflexivo sobre a ação desenvolvida.
4º momento – Feitas as explicações, os grupos precisarão apontar na apresentação dos outros, pontos positivos e negativos. Aqui o aplicador da sequência precisará questionar sobre o objetivo da atividade e metodologia adotada.
Nesse momento, os cursistas já terão observado seu processo de evolução, notarão com mais facilidade o poder de envolvimento que os recursos tecnológicos possibilitam e dessa forma poderão seguir para novos conhecimentos.
Duração da atividade: 30 minutos
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias)
1º momento – Com a finalização do momento de aplicação das ferramentas já trabalhados, os cursistas serão estimulados a conhecerem novos recursos tecnológicos digitais. Para tanto, será disponibilizado um PDF com cerca de 50 ferramentas digitais que contemplam o fazer pedagógico.
Junto a entrega desse PDF virtual, que servirá como fonte de consulta de outras ferramentas tecnológicas, o aplicador da sequência precisará orientá-los a pesquisar essas ferramentas na internet, para que possam de fato visualizar o layout, perfil e criar usuário caso seja preciso.
As ferramentas são:
- Mentimeter
- Quickdraw
- Lyrics Training
- Google Keep
- Quizizz
- Google Sala de Aula
- Classroom Screen
- Google Earth
- Playposit
- Google Street View
- Khan Academy
- Google Artes e Cultura
- Wordart
- Google Apresentações
- Google Acadêmico
- Podomatic
- Hellotalk
- Google Hangouts
- Plickers
- Google Documentos
- GoConqr
- Google Expeditisons
- Padlet
- Google Carboard
- Kahoot
- Google Fonts
- ClassDojo
- Youtube
- Rocketium
- Google Sites
- Akinator
- Google Planilhas
- Heads Up!
- Google Agenda
- Escola Games
- Google Formulários
- Relógio online
- Google Tour Creator
- Hangaroo
- Gerador de Palavra Cruzada
- Ensopados – Sopa de Letras
- Quiver Education
- Qr Code Generator
- Classroom Timers
- Canva
- Storyboardthat
- Genially
- Pear Deck
- Powtow
2º momento – Feita imersão nas novas ferramentas, os cursistas em grupo, precisarão indicar cinco ferramentas que usariam no seu fazer pedagógico em cursos de graduação a distância e mais cinco ferramentas que acreditam ser difícil de utilizar em materiais didáticos.
3º momento – Elencadas as ferramentas, o aplicador da sequência didática irá retirar de cada grupo uma das ferramentas que escolheram para o uso. Será da escolha do aplicado a retirar qualquer ferramenta. A substituta será uma das cinco ferramentas que eles acreditaram ser mais difícil de utilizar em materiais didáticos. Nesse momento, os membros do grupo poderão escolher dentre as cinco.
4º momento – Após a definição das ferramentas será preciso organizar um frame dentro do Jamboard, indicado em cada grupo suas respectivas ferramentas e a qual classe a ferramenta está ligada.
Duração da atividade: 25 minutos
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
1º momento – Com os grupos definidos e ferramentas escolhidas, o aplicador da sequência precisará fazer com que os cursistas montem um planejamento de aula, considerando a realidade de um curso de graduação em área de licenciatura na modalidade a distância. O tema a ser escolhido será livre, mas lembrando que o formato da aula é em tempo assíncrono. Cada membro do grupo deverá utilizar uma das cinco ferramentas definidas. Com toda certeza, algumas ferramentas serão usadas mais de uma vez. O aplicador da sequência precisará estimular a reflexão sobre o motivo que levou a essa repetição de ferramentas. Nesse momento o aplicador da sequência precisará auxiliar a todo momento os cursistas na questão tecnológica, mas evitando a interferência na autonomia de escolha das temáticas e planejamento.
2º momento – Após a elaboração das aulas no plano, será feita a explanação dessa aula para toda turma. Dúvidas surgirão e os apresentadores dos planos deverão saná-las. Caberá ao aplicador da sequência questionar sobre: motivo da escolha do tema, da ferramenta e se considera de fato que possa ser aplicada de modo assíncrono.
3º momento – Feitas as apresentações será feito um sorteio no “insta sorteio”, onde a ordem de sorteio será a de entrega de uma ferramenta construída pelos próprios estudantes da sala. Por exemplo: o estudante X escolheu a ferramenta Canva e construiu a atividade. O estudante Y irá realizar a atividade que o outro estudante propôs, seja ela um exercício, uma pesquisa.
Dessa forma, todos os participantes poderão experimentar múltiplas ferramentas, contribuindo para validação das informações.
Duração da atividade: 35 minutos
5º Etapa: Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
1º momento – É de extrema importância que os membros da sequência possam a todo momento demonstrar suas necessidades, curiosidades e especificidades. Para tanto, como forma de autoavaliação o cursista precisará responder um questionário no forms onde perceberá ao responder sua evolução.
2º momento – Após o desenvolvimento do questionário a turma deverá realizar uma votação online pelo aplicativo VotAction.O aplicador da sequência deverá operacionalizar a ferramenta, elencando o nome de todos os participantes. Serão três rodadas de avaliação, a primeira será sobre o tema “Melhor combinação de tema e ferramenta”, a segunda será sobre “Melhor metodologia” e a terceira rodada será sobre “Melhor evidência de gamificação”. É importante que quando essa atividade for desenvolvida, o aplicar da sequência possa ir pontuando a evolução que percebeu em cada um. É importante pois alguns não perceberão com facilidade o quanto conseguiram evoluir.
Como bonificação os mais bem votados poderão no próximo dia da sequência escolher a ferramenta tecnológica que irá utilizar.
Duração da atividade: 10 minutos
DIA 3
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem).
Todo processo de construção do conhecimento acerca das novas tecnologias digitais necessariamente precisa de uma atenção detalhada, um acompanhamento bem próximo do indivíduo ao qual está se apresentando. Isso pois, bem como no processo de alfabetização e letramento, a alfabetização tecnológica requer uma aproximação para que se possa aferir de fato seu desenvolvimento. Dessa forma, não se pode permitir um distanciamento dentre o aplicador da sequência do seu público alvo.
É preciso tornar esse desenrolar de competências e habilidades uma atividade prazerosa e significativa, portanto o fazer do aplicador deve utilizar os conhecimentos prévios dos participantes para assim dar a ele a visão real de que todo conhecimento adquirido serve para seu cotidiano. Afinal, não há nada mais chato do que aprender algo que não poderá ser de fato utilizado, concorda?
Conseguir fazer o elo de informações novas, com informações prévias, possibilita uma tomada de consciência visceral que por consequência facilita todo desenvolvimento da sequência didática.
Logo, é fundamental que nesse dia o aplicador possa de fato utilizar todas as capacidades intelectuais dos cursistas para produção de conteúdo. Desafiando a todo momento que se planeje um fazer pedagógico já voltado a utilização de recursos tecnológicos, pensando em com esse recurso precisa ser também direcionado a um momento de gamificação, onde o público final, ou seja, o estudante da graduação possa de fato interagir e sentir prazer com o processo de aprendizagem mediado pelo material didático.
Além dessa estrutura, será preciso reforçar conceitos básicos de produção de materiais didáticos para cursos na modalidade a distância, afinal essa é a base do trabalho.
Desde o planejamento à aplicação, é preciso que se questione como o público final receberá essa nova estrutura de material mais dinâmico, que além de dialogar, faz com que o estudante possa entrar em contato direto com os instrumentos pedagógicos.
Para aferir se de fato a produção do material alcançou esse objetivo, será necessário praticá-lo, para tornar mais próxima a visão de que essa ação de fato é importante e necessária para o educando que estuda na modalidade. E dessa forma, tornar o professor autor mais disposto a produzir essas ações, afinal seu produto final será de fato uma ferramenta facilitadora para todo processo de ensino-aprendizagem.
Número Máximo de aluno indicado para participar da SD: 20 membros
Tempo: 15 minutos
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos.
1º momento – Ao iniciar o encontro, os cursistas serão instigados pelo aplicador da sequência didática a discutirem sobre a temática da produção de materiais didáticos para cursos na modalidade a distância. Sempre que possível pontuando se houve treinamento, tempo de investimento para produção, revisões, temáticas desenvolvidas e se utilizaram algum dos recursos apresentados. Essa discussão ficará aberta a todos os participantes, mas todos deverão falar de suas experiências.
2º momento – Após o momento de discussão, o aplicador da sequência deverá apresentar pelo prezi os conceitos pedagógicos para construção de materiais didáticos para o público do ensino a distância. O principal a ser enfatizado é a ideia de que o estudante de cursos à distância precisa de materiais que dialoguem, afinal, estarão sem apoio físico de um profissional da educação apresentando conteúdo e sanando dúvidas sincronamente. Além disso, apontando a importância de que esse material precisa ser mais interativo, fazendo o educando entrar em contato direto com todo conteúdo.
3º momento – Feita a apresentação, deverá ser entregue a cada grupo cerca de cinco ementas de unidades curriculares comuns a cursos de licenciatura, tais como:
– Didática
– Metodologias Ativas
– Legislação Educacional
– Teorias da aprendizagem
– Planejamento
Os cursistas da sequência precisarão por grupo selecionar uma única ementa, considerando critérios como:
– Adesão do grupo a temática
– Experiência na produção de conteúdo sobre o tema
4º momento – Feita a definição da temática a ser desenvolvida na produção do material didático, o aplicador da sequência irá apresentar o modelo a ser seguido como fonte de produção do material didático, dando ênfase de que não será produzido um livro didático completo, mas único capítulo com cerca de 20 páginas. Esse capítulo precisará ter alguns itens básicos e obrigatórios.
Duração da atividade: 25 minutos
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias)
1º momento – Nesse momento o aplicador da sequência precisará realizar a apresentação dos itens necessários para construção do material didático, utilizando uma apresentação no CANVA.
O material precisará seguir a seguinte estrutura:
– Três Competências gerais.
– Uma habilidade para cada competência.
– Em cada habilidade dois tópicos nomeados “Conteúdo” e “Na prática”.
– Para cada competência, um estudo de caso.
2º momento – Para facilitar o entendimento, o aplicador da sequência irá explicar os tópicos e como defini-los.
– Competência – construir um conjunto de conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação.
– Habilidade – Apresentar qualidades que o profissional precisar ter para realizar alguma atividade.
– Conteúdo – Parte destinada a desenvolver textos sobre os tópicos indicados na ementa.
– Na prática – Espaço onde se deve atrelar todo conteúdo apresentado, em realidades do dia a dia do profissional.
– Dica do professor – Esse espaço se destina para complementação de conteúdo, seja por um relato de experiência ou por material complementar.
– Estudo de caso – Criação de uma situação problema, onde o estudante precisará atrelar o conteúdo e a prática para resolução de alo que pode vir a acontecer no cotidiano do espaço escolar.
– Referencial Bibliográfico – Onde deve ser elencado os materiais pesquisados.
O Modelo a ser seguido como padrão estará dentro do link do google doc.
3º momento – De modo a tornar mais prático os conceitos, os cursistas deverão responder individualmente a atividade criada no learningapps, para reforço das informações.
– Fixação dos conceitos de competência e habilidades
Junto a esse momento, se abre para que dúvidas sejam sanadas.
4º momento – Para finalizar essa etapa, o aplicador da sequência deverá determinar que o material deverá contar com ao menos com um recurso tecnológico para cada competência. Esse recurso, pode ser aplicado em qualquer um dos itens listados na competência, mas devendo respeitar o propósito de gamificação da atividade. Lembrando que, caso o recurso utilizado precise de instruções de uso, é importante que se coloque um tutorial.
Duração da atividade: 15 minutos
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
1º momento – Nesse momento com os cursistas precisarão dar início a construção do material. A escrita do material será feita dentro do google doc, compartilhado com todos os membros do grupo. É preciso que o aplicador instrua toda equipe no manuseio da ferramenta, caso haja dúvida. É importante que seja colocada a importância da autonomia dos grupos no que se refere a possível divisão de tarefas. Além disso, a necessidade de pesquisa em locais seguros para elaboração do texto.
2º momento – Dado início ao processo de escrita do material, o aplicador da sequência precisará passar por todos os grupos, de modo a sanar dúvidas e auxiliar em questões pontuais. Será importante todos os recursos tecnológicos apresentados nas aulas passadas possam estar listados e com links a disposição dos cursistas.
3º momento – Construído o material, haverá o momento de entrega desses por compartilhamento ao e-mail do aplicador da sequência. Após receber todos os materiais, sem que haja revisão ou interferência do aplicador, o mesmo deverá compartilhar para outros grupos os trabalhos enviados. Feito o compartilhamento, os outros grupos precisarão realizar a leitura do material e realizar as tarefas propostas nos recursos tecnológicos apresentados.
Caso haja dúvidas quanto a utilização dos recursos indicados pelos grupos, é preciso que o aplicador da sequência possa anotar e esperar o momento de apresentações para questionar os criadores.
Duração da atividade: 30 minutos
5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
1º momento – Após a troca dos materiais didáticos criados entre os grupos e a experimentação desses pela leitura do conteúdo e realização das atividades, teremos uma votação aberta quanto a experiência. Ao iniciar a avaliação, o grupo não poderá indicar incialmente a qual material criado está se referindo, deverá apenas indicar a pontuação. Apenas o aplicador da sequência poderá saber.
Para tanto, serão listados critérios de avaliação pelo aplicador da sequência, sendo eles:
– Há todos os itens propostos?
– Todos os itens responderam aos princípios indicados?
– Há ao menos um recurso tecnológico em cada competência?
– A atividade tinha relação clara com o conteúdo?
– Os recursos tem claramente práticas de gamificação?
– Houve dificuldade de compreensão do conteúdo?
– Seria possível retirar as atividades com recursos tecnológicos sem se perder o objetivo do material?
A resposta deverá responder uma escala de simplificada de três possíveis respostas, cada uma valendo a pontuação equivalente:
Sim – 5 pontos
Não – 0 pontos
Não tenho certeza – 5 pontos
Deverá também ser avaliado em uma escala de 5 a 10 a experiência com o capítulo do material produzido. A pontuação atribuída, será utilizada para somatória.
A avaliação será feita em papel destacado, sendo entregue ao aplicador da sequência de forma sigilosa.
2º momento – Após todos os grupos realizarem os apontamentos das experiências de uso e itens, haverá o momento de apresentação do conteúdo pelos grupos. Cada grupo que criou seu capítulo irá o apresentar, defendendo cada item criado, apontando a ligação com a ementa, apresentando os recursos, a relação desses com conteúdo. Uma estratégia parecida com um Pitch. Com essa apresentação, os outros grupos farão também uma votação para pontuação dos itens já listados, apenas os grupos que não analisaram anteriormente o material poderão o fazer nesse momento.
3º momento – Após todo processo avaliativo feito pelos membros dos grupos, será apresentado no Tiermaker a escala de pontuação final. O grupo melhor colocado, precisará apontar as maiores dificuldades na elaboração do material, bem como a experiência positiva, se possível apontando como a vivência anterior dos recursos facilitou na construção do proposto no material. Feito isso, será aberto aos demais grupos para explanação de seus anseios.
4º momento – Para encerramento da sequência, será disposto um debate aberto, onde todos deverão explanar suas dúvidas, anseios, alegrias e conquistas. De modo a colaborar, o aplicador da Sequência precisará fazer relatos pontuais de alguns membros, quanto ao nível de familiarização com tecnologias encontrada no início da sequência e após a finalização dessa. Demonstrando os avanços, mesmo que superficialmente, de todos os membros, com base nas atividades desenvolvidas durante a aplicação de todos os dias da sequência.
Duração da atividade: 10 minutos
Tema: Produção de Material Didático interativo com base em recursos tecnológicos de ensino para cursos de Graduação a Distância com foco nas licenciaturas.
Eixo Organizador:Educação em Ciências Humanas e Interdisciplinaridade
Objetivos esperados: Identificar as principais fragilidades de conhecimento em recursos tecnológicos. Apresentar ferramentas tecnológicas, através de sua aplicação, para interatividade dentro dos materiais didáticos.
Introduzir conhecimentos acerca da classificação de recursos tecnológicos.
Perceber o conceito de gamificação na prática.
Recursos Digitais Necessários: Projetor, Notebook, Caixa de som, Tablets, Smartphones e Internet.
Recursos Analógicos Utilizados: Papel A4 e Potiche.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.