SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Ferramentas Digitais na Educação: Produção de Conteúdo para YouTube/Instagram
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
1ª Etapa: Assíncrona 01
Ambientação na sala de aula virtual (Classroom): vídeo de apresentação do curso (da formadora), apresentação dos cursistas (em vídeo), preenchimento de dados pessoais no formulário do Google Drive, acesso ao cronograma do curso e ao link para entrar no grupo do WhatsApp da turma.
Fundamentação Pedagógica:
Morin (2003) ressalta que a formação do professor na contemporaneidade deve se preocupar com a curiosidade e o imediatismo dos estudantes. Assim, para ele, uma boa formação é aquela que privilegia a transformação do pensamento do professor e que o auxilie no direcionamento da transposição didática para o atendimento das necessidades dos alunos. Mas para isso, em sua formação o docente precisa ser colocado frente às competências e habilidades que o prepare para sua prática profissional. (MORORO, 2021, p. 145).
Fundamentação Tecnológica:
Segundo Almeida (2003), há ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis na internet, que oferecem suporte para que atividades educacionais sejam realizadas, com a mediação das TDIC, possibilitando a integração de conteúdo em diversos formatos e a inteiração organizada entre docentes e aprendentes, através de fóruns, chats etc.
2º Etapa: Aula presencial
Tempo: 20 minutos
1- Apresentação do professor/cursistas, do plano de ensino (objetivos e avaliação) e do ambiente do curso; identificação de potencialidades e experiências. Verificar se todos os cursistas entraram no grupo do Telegram.
2- Padlet para compartilhamento de imagem e texto.
Tempo: 50 minutos
3- A formadora apresentará o Canva, criando uma arte. Após a apresentação do formador, os cursistas, individualmente ou em dupla, usarão o Canva para criar um card, de acordo com a disciplina que ministra ou um tema contemporâneo transversal na BNCC. O card deverá conter uma pergunta para instigar a interação dos alunos nos comentários. Ex.: Você sabia que…?
4- Enviar o card para o grupo do Telegram criado pela formadora.
Tempo: 25 minutos
5- Os cursistas comentarão os cards criados no Canva, pelos colegas da turma.
6- Atividade Mentimeter (nuvem de palavras): O cursista deverá clicar no link disponível na sala de aula virtual (também colocado no chat do Meet) e escrever até 3 palavras que completem a frase: “Para você, o Canva é…”. (ex. útil, difícil, prático etc.)
Tempo: 5 minutos
7- Encerramento.
Fundamentação Pedagógica:
[…] para se construir uma nova forma de pensar a profissão, é preciso uma cultura que desenvolva um novo processo de formação inicial, de modo que seja mais reflexiva e prática. […] Moran, Masetto e Behrens (2006) destacam que um dos princípios metodológicos norteadores para os professores é fazer a integração entre tecnologias, metodologias e atividades pedagógicas (DA SILVA, BARCELOS 2020, p.334).
Fundamentação Tecnológica:
O Mentimeter é um recurso que favorece um ensino centrado no aluno, permitindo uma aprendizagem lúdica e compartilhada. Com ele, é possível criar atividades interativas como nuvens de palavras, enquetes abertas e fechadas, murais e escalas, permitindo a participação anônima dos estudantes durante a aula. Para acessar o Mentimeter, o professor acessa o endereço (mentimeter.com) e se cadastra com e-mail para criar e escolher o formato das atividades. O acesso dos alunos ocorre por outro endereço (menti.com), digitando o código fornecido pelo professor para participar da atividade (SANTOS et al., 2021).
3º Etapa: Assíncrona 02
Seguindo o assunto da frase que escolheu para o card “Você sabia que…?”, o cursista ou a dupla deverá criar outros 3 cards complementando o tema, a fim de produzir uma microaula.
No caso da atividade ser feita em dupla, a comunicação poderá ser feita pelo WhatsApp/Telegram ou criando uma sala no Meet.
Os cards criados deverão ser enviados para o grupo do Telegram.
Fundamentação Pedagógica:
Essa estratégia propicia a troca de informações, a associação e o desenvolvimento de ideias, o trabalho em equipe e a reflexão e a tomada de decisão (CAMARGO, DAROS, 2018)
Fundamentação Tecnológica:
A presença do professor é fundamental para que a utilização de um aplicativo como o WhatsApp seja verdadeiramente enriquecedora, quer enquanto “arquiteto” e “construtor” do ambiente de aprendizagem, quer também como mediador e facilitador da aprendizagem que se constrói nesse cenário. (PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., 2017, p. 58)
4º Etapa: Assíncrona 03
1. [Aula gravada] A formadora apresentará uma atividade pedagógica postada no Instagram. Logo após, mostrará como é postado um ou mais posts no Instagram.
2. Os cursistas criarão um perfil no Instagram e postarão suas microaulas.
3. Todos deverão curtir e comentar as microaulas no Instagram dos demais colegas. As microaulas serão transformadas em videoaulas.
4. Acessar o material sobre roteiro na sala de aula virtual.
5. Com base na microaula produzida anteriormente, as duplas construirão um roteiro para a gravação de uma videoaula de aproximadamente 1min. Para interagir nessa atividade, a sugestão é que o WhatsApp ou o Google Drive (doc) seja utilizado.
6. O roteiro deverá ser enviado para o e-mail: neuzasouza.cursos@gmail.com
Fundamentação Pedagógica:
[…] o aumento de transmissão de informações pelas redes sociais, leva a preocupação de quais informações estão sendo produzidas e repassadas. Nessa perspectiva, propor que o conhecimento científico ganhe popularização e discussão nas redes sociais pode ser uma forma de incentivar estudos e novas reflexões. (PEREIRA, 2019, p.120)
A elaboração de um roteiro de um audiovisual pelo grupo de docentes favorecerá uma aprendizagem significativa, pois primeiramente é preciso realizar um planejamento para direcionar o percurso a ser seguido. Pensar na mensagem que se pretende transmitir, para qual público. Além de ser necessário compreender os diferentes tipos de linguagens que podem ser inseridos no audiovisual e vivenciar as ações técnicas de edição do audiovisual. (FRANCO, 2020, p. 47-48)
Fundamentação Tecnológica:
Segundo Choti e Behrens (2015), as redes sociais contêm ferramentas síncronas e assíncronas de comunicação, o que as transforma em um espaço inovador de aprendizagem, permitindo interações, socialização e aprendizagem colaborativa em rede, o que resulta na construção coletiva de saberes entre os indivíduos.
Ferramenta tecnológica chamada Google Drive. Essa ferramenta disponibiliza vários recursos que podem facilitar a interação entre os discentes e docentes, otimizar o tempo das aulas, além de poder ser usada tanto em desktops, quanto em dispositivos móveis. (MACIEL, Wanderson José; PANE, Nayene M. P.K., 2016)
5º Etapa: Aula síncrona 01
Tempo: 30 minutos
1- Os cursistas apresentarão os roteiros.
Tempo: 30 minutos
1. A formadora dará dicas de como gravar uma videoaula: luz, posição da câmera, tripé, como criar um roteiro etc.
2. A formadora gravará uma videoaula como modelo.
3. Definição de como serão feitas as gravações:
a) Quem gravará a videoaula: apenas 1 ou os 2 integrantes da dupla?
b) Quem fará a edição posteriormente (cortes, capa, legenda, imagens, música etc.)?
Obs.: O celular deverá ser utilizado para a gravação e edição.
Tempo: 40 minutos
1- Gravação das primeiras cenas definidas no roteiro. Quem estiver em dupla poderá estabelecer comunicação por WhatsApp.
Tempo: 15 minutos
1- Todos retornarão à sala para comentarem como foi a experiência. Pontos positivos e negativos.
Tempo: 5 minutos
1- Encerramento pelo professor
Fundamentação Pedagógica:
Acreditando que a tecnologia deve ser entendida como instrumento no processo de ensino e aprendizagem (TAPSCOTT, 2010), o uso do telefone celular, bem orientado e estimulado por um professor, pode se tornar uma boa ferramenta pedagógica, no registro de imagens, ambientes, filmagem e bloco de notas. Para Lévy (1999), o registro é importante, pois a imagem mental não é suficiente para guardar diversas informações. Pode-se dizer que o uso de dispositivos móveis na educação, em específico o celular, pode agregar um maior dinamismo e interatividade ao conteúdo curricular. Aquele tem por função melhorar o aprendizado utilizando os seus aplicativos na execução de tarefas, anotação, armazenamento de ideias, pesquisa via internet, registro de imagens e filmagens, compartilhado entre os educandos por meio do bluetooth. (GROSSI; FERNANDES, 2014, p.56 e 57)
Fundamentação Tecnológica:
Na educação, as tecnologias digitais são conhecidas como Tecnologias Educacionais Digitais (TED) e representam aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem e os recursos tecnológicos que são utilizados para favorecer o processo de interação entre professores e estudantes, seja no ensino presencial ou virtual (SILVEIRA; COGO, 2017).