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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Ferramentas Digitais na Educação: Produção de Conteúdo para YouTube/Instagram

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.

1ª Etapa: Assíncrona 01

Ambientação na sala de aula virtual (Classroom): vídeo de apresentação do curso (da formadora), apresentação dos cursistas (em vídeo), preenchimento de dados pessoais no formulário do Google Drive, acesso ao cronograma do curso e ao link para entrar no grupo do WhatsApp da turma.

Fundamentação Pedagógica:

Morin (2003) ressalta que a formação do professor na contemporaneidade deve se preocupar com a curiosidade e o imediatismo dos estudantes. Assim, para ele, uma boa formação é aquela que privilegia a transformação do pensamento do professor e que o auxilie no direcionamento da transposição didática para o atendimento das necessidades dos alunos. Mas para isso, em sua formação o docente precisa ser colocado frente às competências e habilidades que o prepare para sua prática profissional. (MORORO, 2021, p. 145).

Fundamentação Tecnológica:

Segundo Almeida (2003), há ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis na internet, que oferecem suporte para que atividades educacionais sejam realizadas, com a mediação das TDIC, possibilitando a integração de conteúdo em diversos formatos e a inteiração organizada entre docentes e aprendentes, através de fóruns, chats etc.

2º Etapa: Aula presencial

Tempo: 20 minutos

1- Apresentação do professor/cursistas, do plano de ensino (objetivos e avaliação) e do ambiente do curso; identificação de potencialidades e experiências. Verificar se todos os cursistas entraram no grupo do Telegram.

2- Padlet para compartilhamento de imagem e texto.

Tempo: 50 minutos

3- A formadora apresentará o Canva, criando uma arte. Após a apresentação do formador, os cursistas, individualmente ou em dupla, usarão o Canva para criar um card, de acordo com a disciplina que ministra ou um tema contemporâneo transversal na BNCC. O card deverá conter uma pergunta para instigar a interação dos alunos nos comentários. Ex.: Você sabia que…?

4- Enviar o card para o grupo do Telegram criado pela formadora.

Tempo: 25 minutos

5- Os cursistas comentarão os cards criados no Canva, pelos colegas da turma.

6- Atividade Mentimeter (nuvem de palavras): O cursista deverá clicar no link disponível na sala de aula virtual (também colocado no chat do Meet) e escrever até 3 palavras que completem a frase: “Para você, o Canva é…”. (ex. útil, difícil, prático etc.)

Tempo: 5 minutos

7- Encerramento.

Fundamentação Pedagógica:

[…] para se construir uma nova forma de pensar a profissão, é preciso uma cultura que desenvolva um novo processo de formação inicial, de modo que seja mais reflexiva e prática. […] Moran, Masetto e Behrens (2006) destacam que um dos princípios metodológicos norteadores para os professores é fazer a integração entre tecnologias, metodologias e atividades pedagógicas (DA SILVA, BARCELOS 2020, p.334).

Fundamentação Tecnológica:

O Mentimeter é um recurso que favorece um ensino centrado no aluno, permitindo uma aprendizagem lúdica e compartilhada. Com ele, é possível criar atividades interativas como nuvens de palavras, enquetes abertas e fechadas, murais e escalas, permitindo a participação anônima dos estudantes durante a aula. Para acessar o Mentimeter, o professor acessa o endereço (mentimeter.com) e se cadastra com e-mail para criar e escolher o formato das atividades. O acesso dos alunos ocorre por outro endereço (menti.com), digitando o código fornecido pelo professor para participar da atividade (SANTOS et al., 2021).

3º Etapa: Assíncrona 02

Seguindo o assunto da frase que escolheu para o card “Você sabia que…?”, o cursista ou a dupla deverá criar outros 3 cards complementando o tema, a fim de produzir uma microaula.

No caso da atividade ser feita em dupla, a comunicação poderá ser feita pelo WhatsApp/Telegram ou criando uma sala no Meet.

Os cards criados deverão ser enviados para o grupo do Telegram.

Fundamentação Pedagógica:

Essa estratégia propicia a troca de informações, a associação e o desenvolvimento de ideias, o trabalho em equipe e a reflexão e a tomada de decisão (CAMARGO, DAROS, 2018)

Fundamentação Tecnológica:

A presença do professor é fundamental para que a utilização de um aplicativo como o WhatsApp seja verdadeiramente enriquecedora, quer enquanto “arquiteto” e “construtor” do ambiente de aprendizagem, quer também como mediador e facilitador da aprendizagem que se constrói nesse cenário. (PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., 2017, p. 58)

4º Etapa: Assíncrona 03

1. [Aula gravada] A formadora apresentará uma atividade pedagógica postada no Instagram. Logo após, mostrará como é postado um ou mais posts no Instagram.

2. Os cursistas criarão um perfil no Instagram e postarão suas microaulas.

3. Todos deverão curtir e comentar as microaulas no Instagram dos demais colegas. As microaulas serão transformadas em videoaulas.

4. Acessar o material sobre roteiro na sala de aula virtual.

5. Com base na microaula produzida anteriormente, as duplas construirão um roteiro para a gravação de uma videoaula de aproximadamente 1min. Para interagir nessa atividade, a sugestão é que o WhatsApp ou o Google Drive (doc) seja utilizado.

6. O roteiro deverá ser enviado para o e-mail: neuzasouza.cursos@gmail.com

Fundamentação Pedagógica:

[…] o aumento de transmissão de informações pelas redes sociais, leva a preocupação de quais informações estão sendo produzidas e repassadas. Nessa perspectiva, propor que o conhecimento científico ganhe popularização e discussão nas redes sociais pode ser uma forma de incentivar estudos e novas reflexões. (PEREIRA, 2019, p.120)

A elaboração de um roteiro de um audiovisual pelo grupo de docentes favorecerá uma aprendizagem significativa, pois primeiramente é preciso realizar um planejamento para direcionar o percurso a ser seguido. Pensar na mensagem que se pretende transmitir, para qual público. Além de ser necessário compreender os diferentes tipos de linguagens que podem ser inseridos no audiovisual e vivenciar as ações técnicas de edição do audiovisual. (FRANCO, 2020, p. 47-48)

Fundamentação Tecnológica:

Segundo Choti e Behrens (2015), as redes sociais contêm ferramentas síncronas e assíncronas de comunicação, o que as transforma em um espaço inovador de aprendizagem, permitindo interações, socialização e aprendizagem colaborativa em rede, o que resulta na construção coletiva de saberes entre os indivíduos.

Ferramenta tecnológica chamada Google Drive. Essa ferramenta disponibiliza vários recursos que podem facilitar a interação entre os discentes e docentes, otimizar o tempo das aulas, além de poder ser usada tanto em desktops, quanto em dispositivos móveis. (MACIEL, Wanderson José; PANE, Nayene M. P.K., 2016)

5º Etapa: Aula síncrona 01

Tempo: 30 minutos

1- Os cursistas apresentarão os roteiros.

Tempo: 30 minutos

1. A formadora dará dicas de como gravar uma videoaula: luz, posição da câmera, tripé, como criar um roteiro etc.

2. A formadora gravará uma videoaula como modelo.

3. Definição de como serão feitas as gravações:

a) Quem gravará a videoaula: apenas 1 ou os 2 integrantes da dupla?

b) Quem fará a edição posteriormente (cortes, capa, legenda, imagens, música etc.)?

Obs.: O celular deverá ser utilizado para a gravação e edição.

Tempo: 40 minutos

1- Gravação das primeiras cenas definidas no roteiro. Quem estiver em dupla poderá estabelecer comunicação por WhatsApp.

Tempo: 15 minutos

1- Todos retornarão à sala para comentarem como foi a experiência. Pontos positivos e negativos.

Tempo: 5 minutos

1- Encerramento pelo professor

Fundamentação Pedagógica:

Acreditando que a tecnologia deve ser entendida como instrumento no processo de ensino e aprendizagem (TAPSCOTT, 2010), o uso do telefone celular, bem orientado e estimulado por um professor, pode se tornar uma boa ferramenta pedagógica, no registro de imagens, ambientes, filmagem e bloco de notas. Para Lévy (1999), o registro é importante, pois a imagem mental não é suficiente para guardar diversas informações. Pode-se dizer que o uso de dispositivos móveis na educação, em específico o celular, pode agregar um maior dinamismo e interatividade ao conteúdo curricular. Aquele tem por função melhorar o aprendizado utilizando os seus aplicativos na execução de tarefas, anotação, armazenamento de ideias, pesquisa via internet, registro de imagens e filmagens, compartilhado entre os educandos por meio do bluetooth. (GROSSI; FERNANDES, 2014, p.56 e 57)

Fundamentação Tecnológica:

Na educação, as tecnologias digitais são conhecidas como Tecnologias Educacionais Digitais (TED) e representam aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem e os recursos tecnológicos que são utilizados para favorecer o processo de interação entre professores e estudantes, seja no ensino presencial ou virtual (SILVEIRA; COGO, 2017).

6ª Etapa: assíncrona 04

1- Finalizar a gravação de todas as cenas do roteiro.

2- Acessar material de apoio (tutorial 1/3) sobre edição de vídeo no celular, na sala de aula virtual.

3- Editar as cenas gravadas seguindo as orientações do tutorial 1/3.

Fundamentação Pedagógica:

Colocar o professor em cenário de formação é torná-lo também aluno, e dessa maneira, experimentar ambas as ópticas da relação com a aprendizagem, ensinar e aprender. (MORORO, 2021, p. 148).

Fundamentação Tecnológica

A possibilidade de produção de audiovisuais, pelo professor na elaboração de recursos educacionais, estimula a autonomia e criatividade do docente. […] a estratégia de produção audiovisual pode ser favorecida no ambiente educacional, visto que muitos educandos e professores têm a mão um aparelho de celular. (FRANCO, 2020, p. 44)

7ª Etapa: aula síncrona 02

Tempo: 20 minutos

1- A formadora tirará possíveis dúvidas quanto à edição das aulas gravadas.

Tempo: 40 minutos

1- A formadora apresentará o conteúdo que está presente no tutorial 2/3 e 3/3, que será postado na sala de aula virtual, logo após a aula síncrona.

Tempo: 25 minutos

2- Tempo para os cursistas colocarem em prática o conteúdo apresentado.

Tempo: 20 minutos

5- Fazer atividade de fixação no Kahoot, disponibilizada na sala de aula virtual.

Tempo: 5 minutos

8- Encerramento pelo professor

Fundamentação Pedagógica:

Ao aproveitar o potencial de comunicação do universo digital, a escola pode instituir novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes. (BNCC, 2018, p. 61)

Fundamentação Tecnológica:

Entre as possibilidades disponíveis, a plataforma Kahoot possibilita a criação de questionários (quizzes) que podem ser respondidos por usuários que estejam conectados à internet por meio de smartphones ou computadores, bastando para isso a realização de um cadastro na plataforma de ensino virtual. A proposta do Kahoot é envolver os alunos por meio de estratégias semelhantes a jogos, com pontuação, interação e ranqueamento (DELLOS, 2015).

8ª Etapa: assíncrona 05

1- Acessar material de apoio (tutorial 2/3 e 3/3) sobre edição de vídeo no celular, na sala de aula virtual.

2- Comentar no Classroom (tópico correspondente) suas impressões e dúvidas a respeito do conteúdo apresentado nos tutoriais.

3- Editar/finalizar a edição das cenas gravadas seguindo as orientações do tutorial 2/3 e 3/3.

4- Compartilhar o link do YouTube no grupo de WhatsApp.

Fundamentação Pedagógica:

[…] é fundamental que cada professor desenvolva uma perspectiva informada e crítica sobre o potencial que as redes de informação têm para a aprendizagem dos seus alunos, não é menos necessário que também o façam quando se trata do seu próprio desenvolvimento profissional mediado por recursos tecnológicos. (ESTEVES, 2016, p. 38)

Fundamentação Tecnológica:

[…] a produção de audiovisual na escola significa educar para a linguagem e aprender de forma colaborativa, o que promove uma transformação da prática do professor, no sentido de buscar inovações para trabalhar a linguagem das mídias na escola. (FRANCO, 2020, p. 43)

9ª Etapa: aula síncrona 03

Tempo: 30 minutos

1- Apresentação das videoaulas editadas.

Tempo: 30 minutos

2- Os cursistas deverão curtir e comentar as videoaulas dos demais colegas. Tempo: 30 minutos

3- A formadora apresentará como customizar a BIO do Instagram, colocando o link da videoaula no linktr.ee/

Tempo: 30 minutos

4- Os cursistas deverão customizar a BIO do Instagram, colocando o link da sua videoaula no linktr.ee.

Fundamentação Pedagógica:

“O desafio imposto aos docentes é mudar o eixo do ensinar para optar pelos caminhos que levem ao aprender. Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender.” (BEHRENS, 2013, p. 79)

Fundamentação Tecnológica:

A relevância de aliar as práticas de ensino às redes sociais se dá, principalmente, por sua capacidade de romper barreiras e reafirmar a aprendizagem que pode acontecer em espaços variados e a todo o tempo, e não exclusivamente na sala de aula […]. (SOUZA; SCHNEIDER, 2016, p. 5)

10ª Etapa: assíncrona 06

1- A partir da Sequência Didática disponibilizada no tópico correspondente, preencher o formulário de avaliação da mesma.

2- Gravar um vídeo dizendo suas impressões a respeito do curso.

Fundamentação Pedagógica:

[…] a ideia central de uma SD é a didatização de um gênero cuja produção é processualmente elaborada. Embora, tal conceito tenha sido, em princípio, apresentado para o ensino de escrita, pode e deve ser empregada para o ensino de leitura e de análise linguística. Acreditamos que ensino de um gênero, seja escrito ou oral, implica na realização de procedimentos, atividades e exercícios sistemáticos que envolvem esses três componentes do ensino de língua: leitura, análise linguística e produção. (DE ARAÚJO, 2013)

Fundamentação Tecnológica:

[…] uma das principais vantagens no uso do Google Forms a visualização dos dados coletados de forma organizada, sendo que tais dados podem ser exportados em formatos diversos para posterior sistematização, análise e tomada de decisão. (DA SILVA, 2020)

Tema: Ferramentas Digitais na Educação: Produção de Conteúdo para YouTube/Instagram

Eixo Organizador: Tecnologia na Educação

Objetivos esperados: Desenvolver produtos com ferramentas digitais para o ensino presencial ou híbrido.

Recursos Digitais Necessários: Smartphone, notebooks, desktop.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



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